terça-feira, 30 de março de 2010

Prova dos 3+4

Decorreu hoje no restaurante As Colunas,na Venda Nova.A escolha assim como a maior parte dos vinhos foi da responsabilidade do João Quintela.Além dos 3 já citados ,participaram mais 4 militantes do núcleo duro das Coisas do Arco do Vinho(Carlos Borges,Raul Matos,Rui Rodrigues e Paula Costa).
Foram servidos 2 brancos de 2008,Olho no Pé Grande Reserva (Douro) e Qtª Foz de Arouce (Beiras),que acompanharam umas entradas.Brilhou o Olho no Pé,que considero um dos melhores brancos que se fazem em Portugal a um preço imbativel.Nota 17,5.O Foz de Arouce ainda tem a madeira muito presente,o que o prejudicou.Nota 16,5.
Quanto aos tintos,foram postos à prova 3 versões do Aalto (Ribera del Duero),2004,2005 e 2006,que acompanharam um belíssimo cabrito no forno.O grande vencedor deste confronto às cegas,como é habitual nestes grupos de prova,foi o 2006,com um aroma exuberante,boa arquitectura de boca e excelente final (nota 18,5).O 2004,sendo bastante bom,está muito redondo e algo doce (nota 17).Quanto ao 2005,que nos pareceu ter um bom potencial foi desclassificado.Rolha!Foi ainda provado extra concurso o Qtª Lubazim Grande Reserva 2007 (Douro) que se mostrou algo agressivo na boca,a precisar de tempo na garrafa (nota 15,5).
Como vinhos de sobremesa foram servidos o Capela da Qtª do Vesúvio (18) e o Blandy Bual 1948 (17,5).
Grande jornada !
A lista de vinhos deste restaurante é excepcional e sem preços especulativos,os copos são bons e o serviço correcto e eficiente.Recomendo vivamente.
No final do repasto,fomos visitar a garrafeira particular do dono que tem milhares de referências,das quais muitas são autênticas raridades.
Parabens e obrigado senhor José Gonçalves !

2 comentários:

  1. Boa noite,

    já vi que continua em grande forma.Um abraço

    Paulo Sousa

    ResponderEliminar
  2. Quinta de Lubazim, grande reserva 2007
    Foi pena ter esta nota.....
    CV:
    *International Wine Challenge Masters 2010 gold medal London
    *Decanter 2010 Silver medal London
    *Wine Challenge Masters 2010 medalha de Prata - Casino Estoril
    *Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados 2010 Medalha de Ouro...
    Todos os concursos que fomos.....com medalhas...
    Sugiro que Prove outra vez..
    Catarina Pizarro de Castro

    ResponderEliminar