sexta-feira, 23 de abril de 2010

Nova jornada do grupo dos 3+4.

Desta vez os vinhos,provados às cegas como costume,foram da responsabildade do Raul Matos.O repasto decorreu no restaurante principal do Corte Inglês.Comeu-se bem (empada de javali,pregado com risoto e cordeiro de leite vindo de Espanha),mas a conta foi excessiva.Não havia necessidade...
Os copos eram bons e o serviço verdadeiramente profissional.Nota alta !
Foram provados 6 tintos,topos de gama da Qtª do Crasto,um dos mais importantes produtores do Douro (os outros são a Niepoort e a casa Ferreira)e,ainda,3 portos.
Começámos pelo Messias Dry Old White,um branco velho não muito seco que foi uma grande surpresa para quem não o conhecia.Nota 17.
Já na mesa procedemos à grande prova de 2 Maria Teresa e 4 Vinha da Ponte,constatando estar na presença de alguns dos melhores vinhos portugueses desde sempre.Mas também houve desilusões.Coisas que acontecem aos melhores.
A minha classificação :
1º- Maria Teresa 05 (exuberante e complexo no nariz,especiado,madeira bem casada,equilibrado,bom volume de boca e grande final).Nota 18,5.
2º- Vinha da Ponte 07 (aroma mais contido,ainda com fruta,bom volume de boca e final interminavel,mas um toque de doçura que o penalisa).Nota 18.
3º- Vinha da Ponte 03 (aroma exuberante,muito floral,boa arquitectura,acidez q.b. e grande final de boca).Nota 17,5.
4º- Maria Teresa 98 (nítida a sua idade em relação aos outros,mas o aroma ainda bem presente,especiado,algum couro,taninos ainda presentes e um bom final de boca).Nota 17.
5º- Vinha da Ponte 04 (aroma quente e demasiado redondo,esperava mais).Nota 16,5.
6º- Vinha da Ponte 00 (é já a 2ªgarrafa que me desiludiu,o que se passa com este vinho que tanto prazer já me deu no passado?).Nota 15.
Depois deste aliciante confronto,passámos aos vinhos de sobremesa :
1º- Qtª Noval Colheita 71,engarrafado em 2007 (uma grande boca e um final interminavel,um nectar dos deuses!).Nota 19.
2º- Warre Vintage 80 (azar tinha rolha,mas dava para perceber ter côr e potência de boca a fazer inveja aos mais novos).Desclassificado.
Grande jornada.Obrigado Raul Matos!

Sem comentários:

Enviar um comentário