sexta-feira, 9 de abril de 2010

Vinhos de 2001 em queda

Depois de ter despachado quase todos os vinhos de 2003 da minha garrafeira,voltei-me agora para as colheitas de 2000 e 2001.Recentemente provei o Utopia 2001 (Qtª dos Cozinheiros) do saudoso José Mendonça.Mostrou-se discreto no aroma,equilibrado,boa acidez,mas corpo e final de boca medianos (nota 16).Consultados os meus registos verifiquei que o já tinha provado em outras 5 ocasiões (notas 17,5/17/16/15/16,5).Muito longe da apreciação do João Paulo Martins no seu Guia de 2004 que o definiu como um tinto de luxo com perfil aristocrata.
Em muito pior estado encontrei o Quanta Terra 2001,algo oxidado fazendo lembrar no nariz e na boca um porto tawny (nota 13).Estará,pelo menos esta garrafa, em queda livre.É pena pois o Quanta Terra é um dos meus Douros preferidos (notas anteriores 17/17/18).

2 comentários:

  1. Meu caro Francisco,

    A meu ver, nem todos os 2001 estão em queda. Aliás julgo que o ano é bem bom!
    Provei muito recentemente 3 tintos em óptimo estado: Pancas Special Selection TN (fantástico), Brunheda Vinhas Velhas (mto bom), e Qta do Monte d' Oiro (bom, mas a consumir nos próximos 2 a 3 anos).

    Quanto ao Quanta Terra, está, efectivamente, em declínio. O Utopia não provo faz tempo.

    Muitos abs.

    NOG

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Nuno.De facto o título pode enganar.Mas estes estão mesmo.É despachá-los.

    ResponderEliminar