sexta-feira, 21 de maio de 2010

Os anos do João

Ontem o João Quintela reuniu a familia e um lote de amigos no restaurante Porto Sentido,em Porto Brandão,para comemorar mais um aniversário.Ambiente festivo e bom convivio,a que não foram alheios os vinhos que o João pôs à prova.O rapaz esmerou-se,pois não é habitual servirem-se vinhos com esta qualidade em festas.Os amigos agradecem!
Começámos com 2 brancos em versão Magnum,o Vértice 04 ligeiramente oxidado,mas com boa estrutura e acidez presente (nota 14,5) e o Morgadio da Calçada 08 ainda muito jovem e fresco,elegante e mineral,mas não me pareceu que se batesse bem com o prato de bacalhau (nota 15,5).
Seguiram-se 2 tintos,o Aalto 04 em versão 3 litros (este vinho teve 94 pontos no Guia Peñin 2009,mais 1 ponto do que o Aalto PS 04 a custar mais do dobro) e o Vallado Reserva 07 (o tal dos 96 pontos na Wine Spectator).O Aalto servido (engarrafado em 2007) está incrivelmente jovem,com muita fruta,aroma exuberante,grande estrutura de boca e final longo.Nota 18,5 com direito a entrar no meu Quadro e Honra.Depois de beber este Aalto com 15% de álcool é dificil beber outro vinho tinto,daí não ter chegado a beber o Vallado Reserva (versão Magnum).
A finalizar,3 vinhos de sobremesa,um Dow's Tawny para principiantes,um vinho fino de colheita particular com cerca de 100 anos e o excepcional Blandy Bual 77.Mais uma grande jornada!
Obrigado João e parabens!

2 comentários:

  1. Obrigado Francisco pela presença nos meus anos e ter pena de não teres tido cabedal para beberes o Vallado Res.07 que corrigo tambem era de 3 litros como o Aalto,já agora lamento de não teres estado presente na 2ª parte dos meus anos no sábado.Abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado João pelo teu 1º comentário.

    ResponderEliminar