sábado, 5 de junho de 2010

Jantar na Taberna 2780

Jantei ontem neste curioso e original restaurante que dá pelo nome de "Taberna 2780 Cozinha Experimental" e fica em Santo Amaro de Oeiras bem próximo dos CTT.Se utilizar uma única palavra para o definir eu diria "Irreverência"! Irreverência na sala com grandes ardósias nas paredes onde podemos ler a ementa da quinzena e as cartas de vinhos (de mesa e de sobremesa),irreverência na elaboração e apresentação do menú de degustação e,até,irreverência na t-shirt vestida por um elemento feminino da equipa.Rezava assim : "Já comi o Eusébio"! Ficamos todos,libidinosamente,a interrogar-nos como e quando.Mas,perante a nossa perplexidade,a moça com ar matreiro e muito simpaticamente elucidou-nos que o Eusébio era um bolo!
O menú custa 24,50 e consta de :
.sardinha de molho em gaspacho
.espargos,batata nova e ovo holandês(?)
.bolinhos de peixe
.terrina 2780 (de coelho)
.bacalhau e puré de alcachofras
.terrina de chocolate
Embora fosse muito criativo e do agrado geral,não me pareceu totalmente conseguido,apresentando alguns desequilibrios.Mas como é cozinha experimental,não podemos levar a mal...De qualquer modo tenciono lá voltar e recomendo a experiência.
Quanto aos vinhos,levei 2 da minha garrafeira,tendo pago pelo serviço de rolha 15% do valor da conta,a saber :
.Soalheiro Alvarinho 1ª Vinhas 07,a confirmação.Continua em grande forma no nariz e na boca e vai aguentar mais alguns anos com saúde.Nota 17,5.
.Qtª Carvalhais T.Nacional 00,a grande surpresa.A côr e a exuberância de aromas indicia um vinho mais jóvem.Boca potente com taninos afinados e final longo.Todo ele muito elegante e a dar sinais de aguentar mais 4/5 anos.Nota 17,5+.
Finalmente,a carta de vinhos é curta,os copos são bons e o serviço eficiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário