sexta-feira, 23 de julho de 2010

Grupo de Prova dos 3 (5ª sessão)

Coube ao Juca a escolha dos vinhos e do restaurante, tendo optado pela sua casa em S.Francisco da Serra. Na mesa uma avalanche de entradas, um bacalhau de altura descomunal, um coelho com tempero celestial de chorar por mais, uma invejável selecção de queijos, doces e fruta tropical. Almoçámos e jantámos em simultâneo!
E os vinhos, provados às cegas, como se portaram? Houve claras desilusões (os tintos franceses) e uma grande surpresa pela positiva, mais uma vez o BOCA, que tem vindo a afirmar-se como um dos grandes vinhos do Douro.
Passo a tecer algumas curtas considerações :
.Cossart Sercial 88 - moderadamente seco, notas de caril, iodo, vinagrinho, boa estrutura de boca, final longo.Nota 17,5+.
.Canto X Viognier 04 - um dos brancos mais interessantes que provei no passado, nunca foi comercializado, lamentavelmente esta garrafa estava completamente oxidada.
.Casal Figueira Vinhas Velhas 08 - está a evoluir muito bem (não gostei da 1ª garrafa que provei há tempos), discreto no nariz, fruta madura, boca complexa, boa persistência. Nota 17,5 (noutra ocasião 14,5).
.Qtª Romaneira Verdelho 08 - floral e muito mineral, todo ele elegante e equilibrado, bom final. Nota 17+.
.Domaine Jean-Louis Chave 01 (Hermitage) e
.M.Chapoutier L'Ermite 98 (Ermitage) - são ambos 100% Syrah, muito rudes, taninos agressivos, final longo. Será que ainda estão muito novos e é necessário aguardar mais uns anos? Será que o nosso palato não aceita este perfil de vinhos, apesar de tão caros e altamente cotados no Parker?
.CARM BOCA 04 - aroma exuberante, muito floral (75% de T.Nacional), encorpado, taninos domados, elegante e equilibrado, final longo, muito gastronómico. Nota 18,5 a entrar (finalmente!) no meu Quadro de Honra. Eventualmente pode ter beneficiado do contraste com os vinhos franceses. Mas como foi às cegas tem todo o mérito.
.Malvazia 1879, já provado por diversas vezes e já aqui noticiado. Nota 17,5.
Grande jornada. Obrigado Juca!

Nota final - o Blog vai de férias na próxima semana. Boas provas!

Sem comentários:

Enviar um comentário