quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Prova e Jantar Sogevinus. O pleno do nosso grupo.

Nesta prova de vinhos do Porto do grupo Sogevinus, seguida de jantar, os participantes ou eram do antigo núcleo das CAV ou amigos pessoais que foram comigo. Ou seja 100 %, o pleno! Ora esta situação é preocupante, pois se numa próxima vez não nos mobilizarmos, corre-se o risco do enólogo ficar a falar sozinho! Por onde andam os profissionais, os foristas e outros enófilos? Como lhes passou ao lado a prova de tantos vinhos do Porto com a qualidade dos que foram apresentados? E alguns quase impossíveis de encontrar? Mistérios insondáveis...
O evento foi organizado pela Quinta Wine Guide e decorreu no Clube de Jornalistas. Sob a batuta do enólogo Pedro Sá, já premiado pela Revista de Vinhos desfilaram na "passerele", por ordem, Burmester Branco 10 Anos, Kopke Branco 20 e 40 Anos, Burmester Tordiz 40 Anos, Kopke Colheita 60, Burmester Colheita 55 e 37. Curiosos e surpreendentes foram os brancos, com destaque para o 40 Anos. Deliciosos e inesquecíveis foram os últimos 4, o Kopke Colheita 60 e a brigada da Burmester (40 Anos, 1955 e 1937). Mais gordos na boca que os anteriores, mas simultaneamente muito frescos, com um final interminável. Pessoalmente e comparando os 2 últimos achei que o 37 ganhava em frescura e o 55 na potência de boca. Notas para o meu Quadro de Honra : Kopke Colheita 60 - 18,5 (provado pela 1ª vez), Burmester 40 Anos - 18,5 (noutra situação também 18,5), Burmester 55 - 19 (a mesma de uma situação anterior) e Burmester 37 - 18,5+ (19 noutra situação). Nota : foram todos engarrafados em 2010, para a prova.
Seguiu-se o jantar, com uma entrada não muito conseguida a acompanhar o belíssimo branco Curva Reserva 09, que foi o grande vencedor, em relação preço/qualidade, do painel de brancos da RV. Muito mineral, elegante e equilibrado, de uma frescura assinalável, bom volume de boca e persistente. Nota 17. Com o medalhão de vitela (muito bom) entrou o D+D 06 que, apesar do ano, surpreendeu pela frescura, taninos firmes sem agressividade e bom final de boca. Apresentou-se uns furos acima do 2005. Nota 17,5.
Em conclusão, um evento ao mais alto nível, que ficará nas memórias daqueles que participaram (lamentavelmente, poucos).

4 comentários:

  1. E o evento foi devidamente anunciado, publicitado? Se sim, onde? Como é que soube do evento? Da sua parte podia tb ter contribuido para a divulgação do evento, através deste blog, ou não?
    Cumprimentos,
    Rui Pintassilgo

    ResponderEliminar
  2. O evento em causa foi anunciado no site da Revista de Vinhos. Eu divulguei junto do antigo núcleo das CAV e a alguns amigos.
    Num próximo poderei divulgar aqui no blog.

    ResponderEliminar
  3. Francisco,
    Obrigado pelos comentários. Concordo que estranho a ausência de interessados pois é divulgado junto de grande número de pessoas. Forum da RV, Forum Nova Critica, Lista de clientes do Clube de Jornalistas e da Quinta Wine Guide, Facebook e Twitter.
    Aproveito para informar que se prevê para dia 12 de Novembro evento de Moscatéis se houver interesse e disponibilidade do produtor.
    Melhores cumprimentos,
    Rui Lourenço Pereira
    Quinta Wine Guide

    ResponderEliminar
  4. Não costumo participar no Forum da RV, mas aderi à pagina da RV no FB, que infelizmente é muito pouco utilizada pela RV. Mas relativamente à Qta Wine Guide, não vos encontro no FB, e no vosso site falta o Link para o FB.
    Cumprimentos,
    Rui Pintassilgo

    ResponderEliminar