sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Vinhos em família (VIII)

Dos últimos vinhos bebidos em família ou com amigos, descontraidamente às claras, sem o stress da prova cega, aquele que mais me marcou foi um da Estremadura. Desta vez o Douro foi ultrapassado. É a vida!
Qtª Pancas Selecção do Enólogo 06 (para que não digam que só provo vinhos caros) - um vinho barato com 9 meses de estágio em barrica e em garrafa de luxo, côr aberta, aromas terciários, excelente acidez, corpo médio, bom final de boca. A beber nos próximos 3 anos. Excelente relação preço/qualidade (foi o campeão de vendas na gama vinhos de combate, nas CAV). Nota 16,5.
Qtª Garrida T.Nacional Reserva 05 - ainda com fruta, notando-se pouco a presença da touriga, algo fechado, encorpado mas um pouco rústico, bom final de boca, pouco harmonioso neste momento, melhor daqui a 4/5 anos. Nota 17,5.
Dominio de Atauta 04 (Ribera del Duero) - tem tudo no sítio, fruta, acidez, taninos, bom final de boca; é um vinho muito gastronómico . Nota 17,5 (noutra 17,5+).
Homenagem a António Carqueijeiro 01 - um festival de aromas e sabores, notas de pimenta e tabaco, bela acidez, elegante e envolvente, profundidade de boca, final extenso. Aguenta bem mais 6/7 anos. Um único defeito : o preço excessivo. Nota 18,5 e entrada no meu Quadro de Honra (noutra 18).
Qtª Sequeira Grande Reserva 04 - estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês e 6 meses em garrafa, notas de frutos secos, taninos ainda não domados, rústico, final longo, penalizado pela falta de elegância. Nota 17 (noutras situações 18+/18).

1 comentário:

  1. O Qta Garrida Touriga Nac. também não é um vinho própriamente e caro. Arranjavam-se uma no jumbo a 11€ e qualquer coisa. Aliás consegui arranjar uma no Jumbo de Viseu por pouco mais de 8€. Ainda lá anda uma em casa de 2003, tenho de lhe fazer o funeral :)

    Abraço

    pedro Sousa P.T.

    ResponderEliminar