quarta-feira, 6 de abril de 2011

CARM em alta no Corte Inglês

Foi um grande jantar no Corte Inglês, no passado dia 1 de Abril, muito por "culpa" dos vinhos que a Casa Agrícola Reboredo Madeira (CARM), representada pelo Filipe Reboredo Madeira, apresentou. Pena foi que os enófilos não tivessem aderido. Os vinhos provados bem o mereciam. Estiveram presentes 31 pessoas, sendo que 12 pertenciam ao Corte Inglês e à CARM. Participantes inscritos eram apenas 21, 12 dos quais do ex-núcleo duro das CAV, ou seja 57% !
O menu de degustação teve qualidade, embora sem deslumbrar, e o serviço foi sempre muito profissional. Um reparo, para mim indesculpável, ainda se provavam vinhos e já havia gente na sala a fumar!
Quanto a vinhos, desfilaram :
.CARM 10 Rosé - muito discreto, embora gastronómico, não fez a minha felicidade. Nota 13.
.CARM 10 e CARM Reserva 09, brancos. Dois estilos diferentes. Mais frutado, fresco e equilibrado o 2010, mais abaunilhado, fumado e ainda à procura de harmonia o Reserva. Ambos gastronómicos e com boa acidez. Notas 15,5 e 15 respectivamente.
.Maria de Lourdes 09 Branco - já noutro patamar, muito fino e aromático, algo aristocrático, madeira no ponto, boa profundidade, frescura, harmonia, final longo. O que mais se pode pedir? Um branco de eleição. Nota 17,5+.
.Maria de Lourdes 08 Tinto - exuberante no nariz, notas de tabaco e chocolate preto, bela acidez, grande frescura e equilibrio, madeira fina, grande final. Um perfil algo internacional e de grande qualidade. Nota 18.
.CM (Celso Madeira) 07. É o 2º CM produzido (o 1º foi em 2000). Perfil muito Douro, nariz complexo, madeira ainda presente a pedir mais alguns anos de garrafa, acidez perfeita, potência de boca, final longo. Um grande vinho e um dos melhores da colheita de 2007. Nota 18,5.
.CARM Vintage 08 - um erro de casting. Apenas um aprazivel LBV. Não havia necessidade. Nota 14.
Parabens ao Filipe Reboredo Madeira e equipa pelos Maria de Lourdes e CM, afinal uma homenagem aos seus pais. E que bela homenegem!

Sem comentários:

Enviar um comentário