sábado, 16 de abril de 2011

O grupo dos 3 (13ª sessão)

O grupo dos 3 reuniu-se, no passado dia 14 de Abril, para mais uma jornada à volta do vinho e da gastronomia. Os vinhos eram da minha garrafeira e o restaurante, escolhido por mim, foi o Manifesto de Luis Baena. Foi uma grande sessão com os vinhos a portarem-se muito bem. A ementa proposta pelo chefe Luis Baena, tirando o excesso de lima no 1º prato, era de uma qualidade exemplar e casou bem com os vinhos. Bons copos, temperaturas adequadas e um serviço muito profissional, a cargo de Francisco Castro Ferreira. Parabéns ao Luis Baena e à sua equipa.
Desfilaram :
.Conceito Sauvignon Blanc 09, um branco elaborado pela Rita Ferreira na Nova Zelândia, ao nível dos brancos que esta jovem enóloga já nos habituou. Aroma tropical sem excessos, muito fresco, cheio de personalidade, corpo e acidez, muito equilibrado, final médio/longo. Está óptimo para beber já, mas aguenta mais 2/3 anos em forma. Nota 17,5+.
Acompanhou o couvert (uma curiosa colecção de manteigas e pão) e os 2 primeiros pratos, ceviche de espada preto (com lima em excesso) e cherne com puré de batata doce e molho de bivalves.
.Qtª Touriga Chã 07, Prémio Excelência 2010 atribuido pela RV. Aroma exuberante, frutado, acidez presente, potência de boca, final longo. Ainda é cedo para consumir. Vai evoluir bem e estará no ponto daqui a 5/7 anos. Nota 18+.
.PAPE 07, também Prémio Excelência 2010. Um dos grandes tintos do Álvaro de Castro. Aroma ainda preso, mais floral e fresco, acidez bem presente, muito elegante, corpo e final médio/longo. Prevejo-lhe uma longevidade acentuada, Mais 7/8 anos em forma. Nota 18.
Os 2 tintos acompanharam os 2 excelentes pratos de carne, risotto de molejas com boletos e burras confitadas com favas. Uma delícia.
.Wensel Beeren Auslese Late Harvest 07, resultante de uma parceria do Rui Reguinga com o seu amigo austriaco Michael Wenzel. Boca untuosa equilibrada com uma boa acidez, final muito longo. Nota 17,5+.
Acompanhou muito bem doces conventuais com sorvete.
Uma grande jornada ao nosso melhor nível!

Sem comentários:

Enviar um comentário