sexta-feira, 13 de maio de 2011

Almoço no D'Oliva Lisboa

O Grupo Al Forno, que tem uma série de restaurantes no Norte, abriu recentemente mais um D'Oliva, desta vez em Lisboa (R. Barata Salgueiro, mesmo ao lado da Cinemateca). Pode-se comer à carta ou utilizar o serviço de bufete. Optei por este último e não me arrependi. Por 12 € temos direito a 1 sopa, uma série de saladas e pratos frios (contei 17!), 3 ou 4 quentes, doces, fruta e queijos. As bebidas são pagas à parte. Mas, por este preço e pela qualidade apresentada, nomeadamente os frios, é dificil encontrar melhor em Lisboa.
Com a sala completamente cheia, o serviço foi francamente eficiente, o que é uma mais valia para o restaurante. Optei por vinho a copo. A lista tinha uma dúzia de brancos e outros tantos tintos, a preços cordatos. Trouxeram a garrafa à mesa, o que lamentavelmente nem sempre acontece na restauração. O copo, tipo borgonha e capacidade de 17 cl, foi a grande surpresa pela positiva. Foi pena o vinho branco escolhido vir quase gelado.
Bebi o Qtª Cidrô Sauvignon 09 - fruta tropical, notas de espargos, bela acidez, madeira no ponto a dar-lhe complexidade, gastronómico. Nota 17.
Quanto á carta de vinhos, tem uma oferta alargada com algumas boas sugestões mas, lamentavelmente, as datas de colheita estão omissas em cerca de metade dos vinhos e não vislumbrei um único vinho fortificado. Mais, os vinhos de gama alta e média/alta têm preços aliciantes, ao passo que para os de gama mais baixa as margens são muito maiores. Faz sentido? Não me parece.
De qualquer modo, recomendo este espaço e hei-de voltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário