domingo, 26 de junho de 2011

Prazer na Esplanada

"Prazer na Esplanada" é o título de uma reportagem, assinada por Samuel Alemão e publicada na última Revista de Vinhos (Junho 2011). Pode ler-se na introdução "(...) Saborear um copo de vinho na esplanada é um dos recém-adquiridos prazeres dos lisboetas amigos da boa vida.(...)".
Uma das esplanadas mencionadas no artigo da RV, onde estive recentemente, situa-se no Terreiro do Paço e dá pelo nome de Aura. Só que, em vez dos 25 vinhos servidos a copo, apenas serviam o vinho da casa! Ou o Samuel Alemão não percebeu o que lhe disse o dono do Aura ou este não sabe o que se passa na sua própria casa. Eu, aliás, também fiquei na dúvida e questionei os responsáveis do restaurante que me confirmaram que a grande oferta de vinhos a copo era exclusiva do restaurante e que na esplanada da cafetaria era mesmo só o vinho da casa. Que grande confusão!
Mas nem tudo são desgraças. De 2ª a 6ª é possivel usufruir da esplanada a preços módicos. O menú 1 custa 7,50 € (sopa, prato, sobremesa e bebida) e o 2 (sem a sobremesa) apenas 6 €. Só pela vista vale a pena. Esqueça-se é o vinho a copo (que já vem servido para a mesa, segundo pude constatar) e beba-se água ou uma imperial.
Aproveitei para espreitar a carta de vinhos do restaurante, tendo constatado que é francamente bem elaborada, com tudo datado e uma selecção de prestígio. Os copos são bons e possuem armários térmicos para os tintos. Oxalá que o dono tenha um rasgo de inteligência e possibilite aos clientes da cafetaria o acesso à carta de vinhos e o privilégio de os poderem desfrutar a copo.

2 comentários:

  1. vinho a copo é, de facto, uma excelente ideia ainda pouco explorada. os enófilos aguardam que esta ganhe corpo (tinto e branco). SG

    ResponderEliminar
  2. vinho a copo ainda é uma miragem em muito local de pasto em portugal (pelo menos em sítios com mais pergaminhos e/ou pretensões)

    ResponderEliminar