segunda-feira, 6 de junho de 2011

A "troika" algarvia

Este título é inspirado numa crónica do Saca a Rolha, "Troika de Brancos". Ó Nuno, desculpe lá o plágio, mas "troika" é o que está a dar (infelizmente!). Mas a minha "troika" diz respeito a 3 restaurantes na zona de Tavira que recomendo vivamente (atenção Raul!). O primeiro, Primo dos Caracóis, à entrada de Olhão para quem vem de Tavira, já foi objecto de 2 crónicas neste blog (20/12/2010 e 23/2/2011). Os outros membros desta "troika" dão pelo nome de "Noélia e Jerónimo" e "A Casa...". Têm em comum a simplicidade e o informalismo do espaço, a boa cozinha tradicional algarvia e o preçário honesto, o que não é pouco.
"Noélia e Jerónimo" fica na marginal de Cabanas, junto e com vistas para a Ria Formosa (281370649). Recomendado no Guia "Boa Cama Boa Mesa 2011" editado com o Expresso.Posso afirmar que foi aqui que comi o melhor atum da minha vida. Escusado será dizer que era atum da costa. Qualquer semelhança com os pratos de atum, apresentados pela esmagadora maioria dos restaurantes nacionais, é pura coincidência. Provámos barriga de atum grelhada e espinhaço de atum de cebolada. Doses consideráveis, o que possibilita comer as sobras em casa. Quanto a vinhos a lista, sem datas, é fraquinha, os preços razoáveis e os copos, a pedido, são bons. Bebi uma imperial.
"A Casa..." é outro restaurante situado na marginal de Santa Luzia, também virado para a Ria Formosa (965084207). Chamava-se "A Casa do Polvo", mas por qualquer litígio que não percebi, perdeu o direito ao nome que passou para um outro restaurante que abriu recentemente ali mesmo ao lado! Que grande confusão... O polvo é maioritário e apresenta-se sobre diversas formas, tais como salada de ovas, à galega, à lagareiro, em rissóis, abafado, em pataniscas, de feijoada,etc. Mas a oferta não se esgota nos octópedes, sendo possível degustar carapaus alimados, biqueirões fritos, estupeta ou muxama de atum. Tudo em doses individuais a preços baixos. A carta de vinhos alterna algumas boas propostas com outras corriqueiras, as datas de colheita estão em minoria e os preços são cordatos. Os copos, a pedido, são aceitáveis. Marchou outra imperial.

1 comentário:

  1. Caro Francisco,

    Entre amigos não existem plágios, muito menos referindo-se à Troika...

    Abs.

    nOG

    ResponderEliminar