sábado, 10 de setembro de 2011

Almoço no Cantinho do Avillez

"Um espaço descontraido e confortável, com cozinha simples, mas sofisticada". Isto foi dito pelo José Avillez e define bem a filosofia deste seu espaço, inaugurado esta semana, a poucos metros do restaurante da Fátima Lopes, recentemente transferido para os Algarves. Lá mais para o final do ano, abrirá o Belcanto, este já com um conceito mais próximo do Tavares, última morada do chefe.
A sala, pequena, confortável e moderna, tem capacidade para pouco mais de uma trintena de mastigantes. Acresce uma mesa à entrada, com capacidade para mais 10 clientes e vocacionada para grupos.
Quanto à ementa, contempla 13 petiscos e pequenas entradas, 10 pratos principais, 3 pregos especiais e 6 sobremesas, um pouco ao estilo da Tasca da Esquina do Vitor Sobral. Quem fique nos petiscos e não coma excessivamente, fica perfeitamente saciado. Mas também é verdade que tenho uns amigos que ficariam com fome. Estilos!
Nesta minha primeira visita (obviamente, tenciono voltar), degustei o creme frio de santola com ovo cozido e cornichons, simplesmente divinal, fígados de aves salteados com uvas e Porto, bom mas sem subir aos céus, e sorvete de limão com majericão e vodka, óptimo para final de refeição. Os preços para se ter acesso às iguarias de um chefe estrelado, são perfeitamente acessíveis. O serviço, com algumas falhas, ainda não está ao nível da cozinha. O tempo o afinará, creio.
Quanto a néctares, a lista, não sendo extensa, tem boas propostas, mas preços elevados. A oferta de vinhos a copo é boa e os preços mais em conta. Temperaturas correctas e bons copos da Schott.
Bebi, a copo (14 ou 15 cl), o branco JA Projecto de José Avillez e José Bento dos Santos 2010, com base nas castas Viognier e Arinto. Aroma contido, austero, pouca frescura, final curto. Esperava mais. Nota 14,5.
Apontamento final : só têm MB. Neste tipo de restaurante e com esta clientela, é indesculpável não se poder pagar com Visa.
De qualquer modo, é obrigatório conhecer, pois as falhas encontradas são de fácil correcção.

Sem comentários:

Enviar um comentário