quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Vinhos em família (XXI)

Mais alguns vinhos provados em família ou com amigos, ainda maioritariamente brancos. Logo que termine este verão fora da época, a situação inverte-se e os tintos entrarão em força.
.Adega Vila Real Grande Reserva 09 - côr algo carregada, fruta madura, citrinos, acidez equilibrada, madeira discreta, algo untuoso na boca, bom final. Este produtor está a trabalhar muito bem os brancos, embora o título de Grande Reserva seja uma presunção algo desajustada. Nota 16,5+.
.Morgado Stª Catherina 09 - estagiou 10 meses em carvalho francês e mais uns tantos na garrafa, acabando de chegar ao mercado; frutado com notas de citrinos e melão, boa acidez, mineralidade, madeira discreta, estruturado, bom final de boca; ainda abaixo do 2008, mas com potencial para lá chegar; acompanha bem pratos de peixe. Nota 16,5+.
.CARM Reserva 09 - a partir de vinhas velhas no Douro Superior, estagiou 8 meses em barricas de carvalho francês; notas de melão e citrinos, boa acidez, fresco e mineral, madeira bem casada, alguma gordura na boca, bom final; muito gastronómico e cheio de personalidade, pede um peixe no forno. Um belo branco. Nota 17,5+.
.Marquesa de Alorna Reserva 09 - no rótulo aparece um poema de Leonor de Almeida, poetisa do séc.XVIII e 4ª Marquesa de Alorna; mas quanto a informações de interesse para o consumidor (castas, estágio em madeira, responsável pela enologia, etc) nem uma palavra; aroma complexo, notas de melão e pêssego, acidez equilibrada, madeira discreta, boca com alguma pujança, ainda terá alguns anos pela frente; muito gastronómico, acompanhou bem roupa velha. Nota 17,5.
.Vallado T.Nacional 05 - por ocasião do International Wine Challenge 2007, foi-lhe atribuido o Gold Douro Trophy, o que quer dizer alguma coisa; estagiou 16 meses em meias pipas de carvalho francês; aroma exuberante e complexo, especiado, notas de tabaco e cacau, bela acidez, estrutura, profundidade e bom final de boca; mereceu o prémio e vai estar em forma mais meia dúzia de anos. Nota 18,5.

Sem comentários:

Enviar um comentário