domingo, 27 de novembro de 2011

Caça no Assinatura

De todos os jantares temáticos no Assinatura em que estive presente (e já participei nuns tantos), este foi o melhor, um deslumbramento.
Foram 5 os momentos criados pelo chefe Henrique Mouro, "Canja de faisão assado, raízes e trufa preta", "Folhado de perdiz com tortulhos e tomilho", "Peito de pombo fumado e gratinado de gila", "Arroz de lebre em vinho tinto e feijão branco" e "Lombo de veado, castanhas e cogumelos". Estariam todos na área da excelência, não fora a lebre, de reduzida dimensão, ter ficado entalada entre o feijão e o presunto crocante, o que lhe retirou protagonismo. Mas, todos os outros momentos, excelência pura. No final, uma deliciosa surpresa, tarte de pera com gelado de caramelo. Serviço exemplar e ritmo adequado. O Henrique Mouro e sua equipa estão (mais uma vez) de parabens!
Com o couvert e a canja bebeu-se, a copo, Soalheiro Alvarinho 10 - nariz exuberante, notas tropicais sem serem em excesso, boa acidez, muito equilibrado e elegante. Nota 17,5 (noutra situação 16,5+).
Com os restantes momentos, usufruimos de uma garrafa de CARM BOCA 04, levada por mim. Produzido quando do 10º aniversário das CAV, resultou de uma viagem nossa (o Juca e eu) a Almendra, onde se situava a adega da CARM. O lote foi escolhido em prova cega entre 3 ou 4 preparados por nós. Revela uma grande boca e um final muito longo e tem tido, ao longo dos últimos 5 anos, uma evolução harmoniosa e surpreendente. É um dos grandes vinhos do Douro da colheita de 2004, lamentavelmente ignorado pela crítica especializada. Foi o vinho mais vendido nas CAV, 150 caixas em 3 meses, é obra!

4 comentários:

  1. Completamente de acordo quanto à excelência do CARM BOCA 04.Apenas umas pequenas correções,foram 6 e não 3 ou 4 os vinhos da prova cega e não referiste que eramde lotes desenhados por nós;depois a venda das 1.500 garrafas foi vendida em muito menos tempo e se durou 3 meses foi porque ....... o reservamos para......Estou certo ou estou errado ? Gostaria de ter estado no Assinatura,fica para uma próxima oportunidade.

    ResponderEliminar
  2. Juca, podes ter razão nalgumas coisas que dizes, pois já passaram mais de 5 anos e o PDI pode ter actuado. Tinha a ideia que alguns dos lotes desenhados por nós (ou preparados, com eu escrevi), foram chumbados nos preliminares e não chegaram a ser provados às cegas.

    ResponderEliminar
  3. Chico, foi um privilégio ter estado contigo, com a Bety e com o Jorge Moura neste jantar de caça. O BOCA esteve deslumbrante, de facto! Foi a minha segunda presença no Assinatura; continuo contido no entusiasmo. E, sim, a lebre, tão sofrida e mirrada nos chegou... Um estilo geral agradável, simpático; mas só voltaria pela vossa companhia, essa, sim, a valer a pena! Um abraço amigo para vós. Boas Festas! Mário Cardoso

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Mário,
    Fico à espera da tua próxima vinda a Portugal, para um amigável convívio à volta de um bom copo. Até lá aquele abraço e Boas Festas!

    ResponderEliminar