quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Um passeio por Azenhas do Mar

Antes destas chuvadas, num belo dia cheio de sol, andámos pela zona de Azenhas do Mar e arredores.
O almoço foi na Adega das Azenhas, enorme, barulhento, vocacionado para grupos ruidosos e famílias numerosas. Ementa alargada, mas sem nada que o diferencie dos restaurantes do mesmo género. As meias doses são muito fartas e dão para 2 pessoas.
A carta de vinhos contempla uma série de "narizes de cera", como diz o José Quitério, sem qualquer data de colheita. Faz, ainda, referência a uma lista especial que, por mim solicitada, afinal não existia! As meias garrafas não me seduziram e vinho a copo é coisa em que não apostaram. Sugeriram-me Barão de Nelas Reserva 04 (50% de T.Nacional), que vinha numa garrafa já aberta e com o líquido por metade. Não me souberam dizer há quanto tempo fora aberta, mas resolvi arriscar. Boa surpresa : nariz discreto, ainda com fruta, belíssima acidez, taninos presentes, profundidade e bom final de boca. Nota 16,5. Copo aceitável e serviço a cumprir os mínimos.
Mas o melhor do passeio foi a "descoberta" da Mercearia d'Aldeia, que me tinha sido veementemente recomendada no decorrer do EVS. Fica no centro de Janas, um local improvável para uma loja de qualidade.
É um misto de mercado, mercearia fina e garrafeira. Tem uma louvável selecção de vinhos de qualidade, com evidente incidência nas gamas alta e média/alta. Vinhos da moda e novidades estão lá quase todas. E, mais ainda : os preços são uma tentação e o dono, Pedro Martins, uma simpatia.
Tenciono voltar e aconselho uma visita à Mercearia. Ninguém se arrependerá.

2 comentários:

  1. Adoro essa zona. Vivo na ericeira, adoro vinhos e passear. Mas não tenho a certeza se conheço essa mercearia: estou a ver uma em São João das Lampas, mas não deve ser a mesma: mais informações?
    E já agora, por falar em mercearias ou pequenos mercados, a Loja da Amélia na Ericeira é incrível e tem uma fantástica secção de vinhos!

    Vou ser leitor deste blog!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelas suas palavras. A Mercearia d'Aldeia fica na Rua Noel Cunha,1 (219292020), mesmo no centro de Janas. Numa próxima oportunidade irei conhecer a Loja da Amélia. Pode dar-me as coordenadas?

    ResponderEliminar