terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Almoço no Bg Bar

Conforme já referi anteriormente (ver crónica de 24/11), o Bg Bar faz parte do Grupo Bar do Guincho e qualquer semelhança com o Grelhas é pura coincidência. O espaço do Bg Bar, com uma invejável situação no Monte Estoril, bem próximo do mar, é um 3 em 1, restaurante, bar e garrafeira.
O ponto alto é a componente vínica, com uma carta bem apresentada e seleccionada, didáctica e com bons preços. Os copos são bons e possui armários térmicos que permitem temperaturas adequadas aos vinhos. O serviço, a cargo de um empregado ucraniano, de quem não fixei o nome, foi muito profissional, merecendo a classificação de 5 estrelas. Se eu tivesse um restaurante, era o tipo de empregado em que apostaria.
A carta inclui vinhos de mesa nacionais e estrangeiros, e generosos confinados ao Porto (vintages, tawnies de idade e colheitas). Os Moscatéis e Madeiras não foram contemplados, o que é pena. A carta tem uma gafe que necessita de correcção urgente, pois os colheitas tardias/late harvest foram indevidamente incluidos nos generosos!
Vinhos a copo eram 8 (2 brancos, 4 tintos, 1 espumante e 1 Porto), o que considero algo curto. Uma mais valia : pode levar-se o vinho de casa e paga-se 7 € pelo serviço de rolha.
Bebeu-se a copo, com as entradas o branco Lavradores de Feitoria 10 - exuberante no nariz, muita fruta, frescura, acidez no ponto, elegante e equilibrado; muito badalado recentemente, por ter sido um dos brancos escolhidos a nível mundial, pela crítica de vinhos Jancis Robinson. Nota 16,5+. E com o Polvo à Lagareiro, demasiado rijo, por sinal, o tinto Meandro 09 - quase ainda em gestação, um autêntico acto de pedofilia; muita fruta vermelha, boa estrutura de boca e final persistente; a beber daqui por mais 4/5 anos. Nota 17.
Resta dizer que o gerente deste espaço dá pelo nome de Pedro Batista e é primo do Rui Miguel, responsável pelo Blogue Pingas no Copo e meu companheiro de provas e copos, desde há muito.
Em conclusão, o Bg Bar é um espaço a visitar que se recomenda, especialmente nestes dias de inverno solarentos.

4 comentários:

  1. Francisco, o Pedro é um verdadeiro apaixonado pelo vinho e tb homem para fazer uns valentes petiscos ;)
    Um forte abraço
    Rui

    ResponderEliminar
  2. Caro Francisco.
    Agradeço a sua visita e tenho pena de não ter estado presente. O funcionário que o serviu é de facto muito profissional, e dá pelo nome de Viktor Butkovskyy. A carta de vinho está ainda a ser "afinada" com novos vinhos e de modo a colmatar lacunas como os Moscatéis e Madeiras. A Blandys já vem a caminho. O polvo por sua vez não costuma estar tão "al dente", mas foi algo que falhou desta vez. Fico contente por ter gostado do espaço. Havemos de nos encontrar com certeza numa próxima vez. Grande abraço e até breve.
    Pedro.

    ResponderEliminar
  3. Como sócio do grupo Bar do Guincho agradeço desde já os dois comentários tecidos ao Grelhas e ao BGBAR. Gostaria apenas de informar que, não somos uma casa especializada em vinhos, ao criar uma área com vinhos (entre outros produtos) pretendemos apenas diversificar um pouco a oferta aos nossos clientes.

    Os meus cumprimentos e boas festas.

    Duarte Champalimaud Jardim

    ResponderEliminar
  4. Ao Pedro Batista,
    Obrigado pelas suas palavras. Creio que, com algumas afinações, o Bg Bar vai ser um espaço de referência para os enófilos. Havemos de voltar. Um abraço.

    Ao Duarte Champalimaud Jardim,
    Agradeço os seus votos de Boas Festas que retribuo. Quanto aos seus espaços, acho que o Bg Bar está no caminho certo, mas o Grelhas tem que fazer um enorme esforço para se aproximar. Cumprimentos,
    F.Barão da Cunha

    ResponderEliminar