quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fugas e Visão : a não perder

Quem se interessa por este mundo dos vinhos e gastronomia, tem que saber que este tema não se esgota nas revistas especializadas, nomeadamente a Revista de Vinhos e a Wine/Essência do Vinho (as outras não contam).
Nesta linha de pensamento, considero indispensável a leitura da Fugas (separata de sábado do jornal Público) e da revista Visão (sai à 5ª feira).
Começando pela Fugas, cujo "pai" e animador nos primeiros tempos foi o saudoso David Lopes Ramos, tem hoje uma equipa de peso. Rui Falcão, um nome já consagrado, Manuel Carvalho, autor do "Guia do Douro e do Vinho do Porto" (Edições Afrontamento,1995) que, creio, ter sido o 1º guia que se publicou em Portugal sobre este tema, e Pedro Garcias (PG), para o qual já chamei a atenção em 2 crónicas de 2010 (em 20/4: PG, um nome a reter e em 22/8: PG, um crítico emergente). De destacar, ainda, na última Fugas (3/12), uma belíssima reportagem da jornalista, responsável pela edição, Sandra Silva Costa, intitulada "Douro património mundial". De vez em quando sai uma Fugas especial, em parceria com a Revista de Vinhos. Foi o caso da edição de 26/11 que, penso, os enófilos não perderam.
Quanto à Visão, conta com a colaboração do decano da crítica de vinhos em Portugal, o José António Salvador, e na gastronomia com o Manuel Gonçalves da Silva. Recentemente, saíu a Visão Gourmet Outono/Inverno 2011. Por 1,50 € tem-se acesso a 82 páginas, que incluem uma entrevista com José Quitério, receitas do Vítor Sobral , Fausto Airoldi, Bertílio Gomes e dos finalistas do masterchef. Completa a edição, uma selecção de restaurantes de Lisboa e Porto da responsabilidade do Manuel Gonçalves da Silva e os 100 melhores vinhos de 2011, eleitos pelo José A. Salvador. E os melhores foram : espumante Raposeira Blanc de Noirs Bruto 2006, branco Soalheiro Alvarinho 2010, tinto Qtª do Noval 2009, rosé Qtª da Romaneira 2010 e Porto Qtª Senhora da Ribeira Vintage 2009. Esta Visão Gourmet ainda está nas bancas. Compre antes que esgote.

Sem comentários:

Enviar um comentário