segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2011 : na hora do balanço (I)

Enterrado o ano 2011 e passadas as festas, há que fazer o respectivo balanço. Começo pelos acontecimentos do ano, um sector que não foi contemplado em 2010. A listagem que se segue não está hierarquizada, mas pretende ser cronológica. Entre parêntesis indicam-se as datas das crónicas em que relatei os referidos acontecimentos.

.Jantares com Vinhos da Madeira
Dois na Enoteca de Belém, com o núcleo duro do nosso amigo Adelino de Sousa (27/2 e 1/11) e um no restaurante A Commenda, com a presença do Chris Blandy e do Francisco Albuquerque (12/7). Uma série de raridades provadas.

.Jantares temáticos no Assinatura
Participei em 5, dos quais o da Caça atingiu um patamar de qualidade, ao nível da excelência e nada fácil de alcançar. Foram 5 grandes jornadas, a saber : Queijos (13/1), Primavera (2/4), Cabrito Estonado (21/4), Ostras (20/5) e Caça (27/11).

.Peixe em Lisboa
Um acontecimento já consagrado e imperdível, desta vez de regresso ao Pátio da Galé (13/4).

.Visitas e provas na José Maria da Fonseca (JMF)
Foram 2 jornadas de alto nível, em que a JMF abriu os cofres e pôs à nossa disposição algumas das relíquias do seu património (18/5 e 25/10), tendo sido a última dedicada à blogosfera.

.Festas de aniversário
Pela quantidade e qualidade dos vinhos apresentados, pelo convívio e, ainda, pela amizade dos aniversariantes, é toda a justiça destacar os anos do João Quintela (23/5) e os 50 anos da Lena e do Juca (20/6).

.Exposição "Dona Antónia - uma vida singular"
Exposição comemorativa dos 200 anos do seu nascimento que esteve (está?) patente ao público no Museu do Douro, na Régua (21/7). Quem não viu, devia ter visto.

.Visita guiada à Qtª de Nápoles
Foi um privilégio termos feito esta visita guiados pelo próprio dono, o Dirk Niepoort, um grande senhor e o nosso embaixador dos vinhos do Douro (17/7).

.Encontro dos Vinhos e Sabores
Organizado pela Revista de Vinhos, é anualmente a grande ocasião para se provar vinhos nacionais e não só, reencontrar produtores e enólogos ou simples amigos e conhecidos (3/11).

Sem comentários:

Enviar um comentário