sábado, 10 de março de 2012

O grupo dos 3 (20ª sessão)

A 1ª sessão deste grupo em 2012, desenrolou-se no Colunas com vinhos do Juca. Começou com um Madeira, apenas com cajú torrado por companhia, tendo terminado com o mesmo vinho a acompanhar uma belíssima tarte de amêndoa. Prefiro-o no início da refeição, pois acho que esta casta (Verdelho) não liga tão bem com doces.
O tema do repasto foi a avaliação de 2 vinhos de 2006, a colheita maldita, que se portaram muito bem. Bateram-se, inicialmente, com empadas de pombo bravo e espetadinhas de cogumelos e enchidos e, posteriormente, com uma empada de lebre de grande qualidade. Foi, com efeito, a melhor refeição que fiz no Colunas.
Mas vamos aos vinhos :
.Cossart Gordon Verdelho 73 (sem data de engarrafamento visível) - frutos secos, notas de iodo e caril, vinagrinho bem presente, elegante, equilibrado, complexo, arquitectura de boca, final longo. Nota 18,5+.
.os 2 tintos mostraram-se florais, finos e elegantes, estruturados, taninos presentes mas polidos e bom final de boca. O Carrocel é mais fresco e o Qtª de Vale Meão mais potente e com um final mais prolongado. Notas 18 (noutra situação 17,5) e 18,5 (noutra 18), respectivamente.
Mais uma boa sessão. Obrigado Juca!

1 comentário:

  1. Obrigado porquê ? Já que não o referiste,gostaria de dizer que chamei a esta prova, e não só,de vinhos de PROVOCAÇÃO.Porquê ? Por ter servido o mesmo vinho como entrada e como saida e,muito principalmente,por ter escolhido um ano "MAU"-2006,com a intenção - conseguida - de vos surpreender.Mereceis isto e muito mais,o que espero conseguir em próximo almoço.Juca

    ResponderEliminar