terça-feira, 24 de abril de 2012

As conservas estão na moda

As conservas nacionais entraram definitivamente nos nossos palatos. Mais: alguns dos chefes mais badalados já as introduziram nalgumas das suas criações. Vem isto a propósito de uma crónica assinada pelo Miguel Pires e publicada no Mesa Marcada, em 18/4, intitulada "Crónica e resultados de uma prova de conservas de peixe" (há um link do meu blogue para lá). Foram realizadas 3 provas, cujos vencedores foram:
.Sardinhas em azeite - Minerva
.Filetes de cavala em azeite - Vasco da Gama
.Prova especial com diversos tipos de conserva - Correctora (com ventresca de atum em azeite)
Resta dizer que no júri estavam nomes sonantes, tais como Luis Baena ou José Avillez.
Também eu fiz, a nível familiar, uma prova com conservas da marca Campos Santos (Albufeira), adquiridas quando do Peixe em Lisboa, que deram muito boa conta de si. Para o meu gosto, nota alta para as sardinhas em azeite e barrigas de atum em azeite, logo seguidas dos filetes de cavala mediterrânicos. Tudo isto acompanhado por um belíssimo branco, o Qtª de Carvalhais Encruzado 2009, que em futura crónica referirei em pormenor.
Para quem queira adquirir conservas de qualidade, aconselho a "Sol e Pesca", na Rua Nova de Carvalho,44 (ao Cais do Sodré), já aqui referida na crónica "Peticos em Lisboa" em 11/9/2011, onde também se podem comer. Tem uma oferta inigualável e está aberta de 3ª a sábado, a partir das 12h até às tantas da manhã.

Sem comentários:

Enviar um comentário