sexta-feira, 13 de abril de 2012

O grupo dos 3 (21ª sessão)

Mais uma sessão do grupo dos 3 (Juca, João Quintela e eu), desta vez com vinhos do João que escolheu o Assinatura, restaurante parceiro na organização de jantares vínicos. Esta escolha do João não foi inocente, pois permitiu-lhe testar alguns dos vinhos a apresentar no jantar com os Lavradores de Feitoria e respectivos casamentos gastronómicos. Foram provados ás cegas 3 vinhos do João, 1 branco, 1 tinto e um fortificado:
.Qtª das Bágeiras Pai Abel 10 - presença de citrinos, notas florais, ligeiramente untuoso equilibrado com uma boa acidez, madeira muito discreta, bom final de boca; precisa de tempo de garrafa e vai melhorar nos próximos 4/5 anos. Nota 17,5+ (noutra situação 18). Acompanhou uma belíssima entrada de choco frito com açorda de coentros.
.Vinha Paz Reserva 08 - nariz discreto, especiado, notas de tabaco, acidez equilibrada, frescura e elegância, taninos presentes mas macios, final muito longo. Nota 18+. Teve como parceiro gastronómico um prato de lulas recheadas, que embora boas não chegaram a um patamar mais alto. As lulas dão o que podem dar e a mais não são obrigadas.
.Taylor's 40 Anos (engarrafado em 1989) - aroma austero, frutos secos, notas de iodo e de brandy, acidez no ponto, equilibrado e elegante, bom final de boca. Nota 18 (noutra 18,5). Fez um bom casamento com um doce à base de cenouras e chocolate. Uma delícia.
Mais uma boa jornada num local que muito prezo. Obrigado João!

Sem comentários:

Enviar um comentário