quarta-feira, 2 de maio de 2012

Aditamento ao grupo dos 3 (22ª sessão)

1.Segundo informação do director geral do Hotel Bussaco Palace, que agora me chegou via e-mail :
.Responsáveis pela enologia: António Rocha e Simão Póvoa
.Vinhos brancos: com base nas castas Maria Gomes e Bical (Bairrada) e Encruzado (Dão), estagiam 1 ano em carvalho francês e o mínimo de 2 anos na garrafa
.Vinhos tintos: a partir da Baga (Bairrada) e Touriga Nacional (Dão), também estão 1 ano em carvalho francês e estagiam em garrafa, pelo menos, 3 anos
.Os vinhos Buçaco podem ser comprados na rede de hoteis Alexandre de Almeida: Palace Hotel do Bussaco e da Curia e, ainda, nos hoteis Astória (Coimbra), Praia Mar (Carcavelos), Metrópole (Rossio) e Jerónimos 8 (Belém)
.Também podem ser adquiridos directamente a Projectos Niepoort
2.No âmbito da crítica de vinhos, o grande divulgador dos vinhos Buçaco foi o José António Salvador. No seu livro "Roteiro de Vinhos da Bairrada" ,editado pela Terramar em 1993, dedicou-lhes todo um capítulo com o sugestivo título "Bussaco, a catedral da Bairrada". No mínimo, esta arrumação na Bairrada é polémica, uma vez que estes vinhos são construidos a partir de lotes da Bairrada e do Dão.
Não me consta que os diversos guias de vinhos que se têm vindo a publicar entre nós, nomeadamente do João Paulo Martins e do Rui Falcão, refiram os vinhos Buçaco.
Alguém quer comentar? Agradeço.

1 comentário:

  1. Ola, tudo bem?

    É só para avisar que o blog do nariz à boca voltou a reabrir. Abriu hoje! E gostaria de pedir para partilharem o link do blog no vosso site.
    Espero pela colaboração.

    Pode ser?

    http://donarizaboca.blogspot.pt/

    Abraço
    Raul Carvalho

    ResponderEliminar