quarta-feira, 23 de maio de 2012

O 1º Jantar de Vinhos das CAV : 13 anos depois

Faz precisamente, no próximo dia 28 de Maio, 13 anos que as CAV organizaram o seu 1º Jantar de Vinhos, que nos veio a dar grandes dores de cabeça (na altura, o Juca e eu éramos os responsáveis, na qualidade de sócios-gerentes).
Isto passa-se em 1999. A Revista de Vinhos (RV) tinha deixado de organizar jantares vínicos periódicos, já há algum tempo. Ficou um enorme vazio e nós fomos "empurrados", pelos nossos amigos e clientes, para ocupar esse espaço. Fizemos uns tantos contactos, inclusivé com a própria RV, e decidimos avançar.
O anúncio do evento, publicado nas Notícias Breves de Abril 99, rezava assim: "Temos o prazer de anunciar o 1º JANTAR DE VINHOS organizado por C.A.V., com o mesmo espírito dos jantares da Revista de Vinhos. Este evento realizar-se-á no restaurante "A COMMENDA", no CENTRO CULTURAL DE BELÉM, com vinhos QUINTA das BAGEIRAS. Estarão presentes o produtor/engarrafador Sr. Mário SérgioAlves Nuno e o enólogo Rui Moura Alves. Aceitam-se desde já inscrições (...)". Isto foi dito com a melhor das intenções, embora talvez com a maior das ingenuidades.
A reacção foi deveras desproporcionada, tendo daí resultado o recúo do enólogo, o que provocou a do produtor, qual castelo de cartas em derrocada. Verdade seja dita que esta retirada do produtor, não beliscou, minimamente, a amizade e o apreço que sempre tivemos por ele, o que ficou bem expresso quando do jantar vínico no Assinatura (ver crónica Jantar Qtª Bágeiras, de 15/1/2012).
Passámos um mau bocado, o Juca e eu que, entretanto, tinha ido passar uns dias de descanço fora de Lisboa. É claro que a palavra descanço desapareceu do meu dicionário e esgotámo-nos em inúmeros contactos. Perante esta situação, só havia duas soluções: ou recuávamos anulando o jantar, devolvendo o dinheiro a quem já tinha formalizado e pago a respectiva inscrição, ou saíamos por cima, avançando com os nossos stocks e assumindo o prejuizo inerente.
E foi isso que fizemos, decidindo mantendo os vinhos Qtª das Bageiras que tivéssemos na altura.
Para memória futura, este nosso 1º jantar vínico constou de:
.Espumante Qtª das Bageiras Bruto 1996 com os aperitivos
.Casal das Covas Arinto 1997 (Bucelas) com as entradas (bacalhau albardado, carapaus alimados e espadarte de Sesimbra)
.Passadouro 1994 (ainda do tempo da Niepoort) com o prato (lombo de novilho)
.Vila Santa 1997 com queijos (hoje não teríamos feito esta ligação)
.Taylor's LBV 1994 com doces e fruta
.Aguardente Vínica Velha Qtª das Bageiras com o café
Resta dizer que o jantar, depois do susto inicial, correu muitíssimo bem e foi o primeiro duma longa série que só terminou em Outubro de 2009, pouco tempo antes de nos termos retirado da vida activa. Não exagerarei, se disser que as marcas mais importantes e os enólogos mais prestigiados passaram todos pelas CAV. Missão cumprida, apesar dos obstáculos iniciais que nos puseram pelo caminho. Francamente, não havia necessidade...

3 comentários:

  1. Apetece-me pôr preto no branco e dizer quem foi o grande responsavel por essa tal reação desproporcionada,mas,como sempre foi a nossa norma de conduta,respeito a tua discreção e fico-me por aqui.Direi apenas que nem tudo foi mau pois ensinou-nos que as ingenuidades podem sair bem caras e que isto de"sistemas"não é um exclusivo do futebol .
    Como vês Xico,não podia ser mais soft,quando a vontade era descarregar e malhar forte e feio.Para terminar quero que fique registado que gente desta estirpe foram - FELIZMENTE - exceções e que a maior parte são GRANDES SENHORES/AS que fizeram com que as nossas vivências nas C.A.V. fossem gratificantes e muito enriquecedoras.As grandes amizades que criamos neste mundo fascinante do vinho,são razão mais do que suficiente para estarmos felizes e traquilos.
    Os cães ladram mas a caravana passa

    ResponderEliminar
  2. Meu Caro Francisco, a longa série de Jantares de Vinhos organizados pelas CAV, só terminou em 29 de Janeiro de 2010 e para memória futura, constava:
    Restaurante A Comenda;
    Portfolio / Coisas do Arco do Vinho;
    Espumante Kompassus;
    Brancos - Anselmo Mendes Contacto Alv. 08 e Dolium Escolha 07;
    Tintos - Qtª Falorca Garrafeira 04 e Cavalo Maluco 06;
    Outros - Dow's Vintage 07 e Concha e Toro 06 (Late Harvest).
    Terminou assim uma das grandes referências de Jantares vínicos, ponto de encontro para novos conhecimentos vínicos, excelentes convívios com pessoas que se foram conhecendo e que se tornaram grandes Amigos.
    Não há insubstituíveis, mas aqueles eram mesmo diferentes, tenho muitas saudades...
    Alfredo Penetra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Alfredo pela correcção e pelas palavras amigas.
      Um abraço,
      Francisco

      Eliminar