segunda-feira, 28 de maio de 2012

O 50º aniversário do António Saramago

Não. Não falo da idade do António Saramago, embora ele talvez não se importasse que fosse verdade. Estes 50 anos referem-se a meio século de trabalho deste grande senhor. É obra!
Não vou falar do seu percurso. Quem quiser saber, aconselho a leitura do blogue "Copo de 3", onde o João Pedro Carvalho lhe presta uma merecida e sentida homenagem (em 12/5). Nem vou entrar nas áreas técnicas. Quem tiver curiosidade, procure no Forum da Revista de Vinhos a entrada "Perguntas a António Saramago", publicada por iniciativa do Luis Antunes (11/5 e seguintes).
O que vou aqui partilhar convosco é o facto de as nossas vidas (a dele e a do Juca e minha, enquanto responsáveis das CAV) se terem entrecruzado, por diversas vezes, ao longo de uma série de anos.
Esteve connosco num jantar vínico, organizado por nós, em 24/10/2003, no Restaurante A Commenda, onde apresentou uma série de vinhos da sua autoria.
Esteve connosco numa prova de vinhos em 23/9/2006, orientada por ele, no âmbito das Comemorações do 10º aniversário das CAV, a que se quis juntar.
Esteve connosco num almoço vínico, organizado por nós, em 28/10/2006, no restaurante da Quinta de Catralvos. Os vinhos eram da sua responsabilidade, tendo o prestigiado chefe Luis Baena criado um menú degustação especificamente para esse evento. Se bem me lembro, o ponto alto foi a apresentação de um moscatel, trabalhado pelo António Saramago e só posto à venda passados uns tantos anos. Os nomes envolvidos (António Saramago e Luis Baena), provocaram uma enorme procura, tendo participado 140/150 pessoas. Um êxito!
Esteve connosco, quando o antigo núcleo duro das CAV foi visitar a inesquecível Herdade dos Coelheiros, em 12/6/2009, juntando-se à proprietária (Teresa Silveira) para nos receber. Foi o culminar de uma grande jornada no Alentejo, a última antes de nos termos retirado da vida activa.
Voltámos a estar juntos numa prova e apresentação de Vinhos da Madeira, orientada pelo enólogo Francisco Albuquerque. Esta sessão, que decorreu no Clube de Jornalistas, foi organizada pelo Rui Lourenço Pereira (Quinta Wine Guide) e dela falei numa crónica em 15/7/2010. É mais um ponto que nos une: a paixão pelos néctares da Madeira.
Por tudo isto, um grande abraço de parabéns. Obrigado, António Saramago, por ter estado connosco!
.

Sem comentários:

Enviar um comentário