quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma volta pelo Chiado (III)

A fechar este périplo pelo Chiado, poisei no Tágide Wine & Tapas Bar. O Restaurante Tágide é um clássico que conheci já à alguns anos, mas este Wine & Tapas, aberto há muito pouco tempo, é uma agradável surpresa. Ambiente informal e descontraido, mas confortável, mesas sem as habituais toalhas, onde se pode almoçar, de 3ª a 6ª feira, o menú do chefe Luis Santos. Por 12,50 € temos direito a uma sopa, duas tapas (entrada e prato), uma bebida, pastel de nata (aliás excelente; teria entrado no concurso realizado no âmbito do Peixe em Lisboa?) e café, tudo em boas porções. Ao Sábado também se pode almoçar, mas com as tapas da lista (preços a variar entre 4,50 e 9,00).
No dia em que lá fui almoçar, a sopa era um saboroso caldo verde e as tapas gaspacho com gambas e bochecha de porco com umas deliciosas migas. Veio tudo ao mesmo tempo, numa mesma travessa, o que pode acarretar algum inconveniente, como por exemplo, as tapas arrefecerem, caso nos demoremos na conversa.
Bebi um copo de vinho branco que fazia parte do menú: Raízes (Qtª da Abrigada) 2010 - nariz austero, fruta discreta, corpo e final médios; gastronómico, a cumprir a sua função. Nota 14,5.
Serviço profissional, tendo a garrafa vindo à mesa e o vinho dado a provar. Temperatura correcta (dispõe de armários térmicos) e bons copos.
Com excepção do vinho da casa, todos os que fazem parte da carta pertencem ao mundo Sogrape (Portugal, Chile, Argentina e Nova Zelândia), com a qual têm uma parceria. Dentro desta exclusividade, a lista é abrangente e contempla 11 espumantes/champanhes, 13 brancos, 30 tintos (inclui algumas magnum), 25 portos e 2 colheitas tardias. Uma mais valia: 48 destas referências podem ser bebidas a copo. Pena é que os preços, de um modo geral, não sejam muito amigáveis, o que não se entende, face à parceria constituída.
Em conclusão, tenciono voltar e recomendo este espaço, onde se pode almoçar ou beber um copo ao final do dia. Falta dizer que, da minha mesa, tinha uma bela panorâmica do Tejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário