sexta-feira, 22 de junho de 2012

Jantar Qtª de Chocapalha

Mais um jantar vínico resultante da parceria da Garrafeira Néctar das Avenidas com o restaurante As Colunas, que correu francamente melhor do que o último (ver crónica Jantar Campolargo, de 31/5). Fico satisfeito por os meus reparos não terem caído em saco roto. O serviço melhorou consideravelmente, a incansável Joana esteve bem apoiada e os fumadores contiveram-se. Ainda bem!
O tema era a Qtª de Chocapalha, representada pela Sandra Tavares da Silva e irmã (desculpe lá, mas não retive o seu nome). A Sandra, enóloga além de produtora, apresentou alguns dos vinhos da casa. Os participantes, como vai sendo habitual, eram maioritariamente do antigo núcleo duro das CAV.
Desfilaram:
.Sauvignon Blanc 10 - algumas notas tropicais, muito mineral, apropriado para beber a solo ou acompanhar entradas leves (bem com pão torrado com azeite e alho e,ainda, requeijão com doce de abóbora; menos bem com pasteis de vitela barrosã). Nota 16,5.
.Chardonnay 11 - fresco, untuoso mas com acidez a equilibrar, madeira discreta, mais estruturado e gastronómico que o anterior. Foi a 1ª vez que foi produzido um vinho com esta casta. Nota 17.
.Reserva 09 branco (Chardonnay e Viosinho)- o mais complexo dos brancos, notas fumadas, excelente acidez, madeira bem equilibrada, boa estrutura e final de boca; muito gastronómico. Belíssimo branco. Nota 17,5+.
Estes 2 brancos aguentaram bem um saborosíssimo bacalhau com espinafres.
.Reserva 08 tinto - fruta presente, algumas notas florais, fresco, madeira ainda não totalmente casada, estruturado, mas a mostrar alguma rusticidade; precisa de tempo para tudo se harmonizar. Nota 17.
Acompanhou uma grelhada mista de carne com um curioso arroz de espargos.
.CH by Chocapalha 08 - 100% touriga nacional de vinhas velhas, exuberância aromática, floral, acentuada frescura, concentração, estrutura, elegância, final longo; todo ele deveras complexo. O vinho da noite! Nota 18+. Bebido praticamente a solo.
.Reserva 08 branco em magnum - fruta madura, notas tropicais, acidez contida, estrutura e final médios. Esperava mais. Não tem arcaboiço para aguentar um queijo de ovelha, que nem sequer era amanteigado. Nota 16.

Sem comentários:

Enviar um comentário