segunda-feira, 2 de julho de 2012

2 Anos de Assinatura (II)

Continuando...
3.Os comeres, os beberes e as maridagens
.Espumante Vértice Reserva Cuvée Bruto 2009, do nosso amigo Celso Pereira - aromas a pão fresco, bolha fina, elegante, equilibrado e deveras gastronómico. Nota 16,5. Serviu de bebida de boas vindas e fez um casamento seguro com os 2 primeiros momentos, flor de courgete recheada com caviar de beringela e bacalhau desfiado, em creme de tomate assado e, ainda, trio de cantarelos (com ovos mexidos, marinados em salada e em canja de pato).
.Soalheiro Alvarinho 2011 - aroma intenso, notas tropicais, acidez no ponto, arquitectura e bom final de boca, mais impressionante do que o 2010, tanto no nariz como na boca. Nota 17,5+. Fez uma óptima maridagem com o 3º momento, legumes da horta.
.Terra d' Alter Alfrocheiro 2010 - demasiado novo, algo verde, acidez acentuada, taninos nervosos, final doce a torná-lo algo enjoativo. Nota 16. Casou mal (divórcio à vista?) com o 4º momento, sardinha assada com xarém de bivalves e tomate confitado. Teria ficado melhor com o Soalheiro.
.Qtª dos Murças Reserva 2008 - frutado, notas florais, boca poderosa, acidez q.b., equilibrado e elegante, final longo, tem ainda muitos anos à frente. Nota 18,5. Casamento perfeito com o 5º momento, plumas de porco alentejano, com feijoada de caracóis e espuma de feijão branco.
.Malvedos Vintage 1999 - ainda muito jovem, com características de um bom LBV, mas sem arcaboiço para Vintage. Ligação tumultuosa com a sobremesa, trio de alperce (leite de creme, gelado e desidratado). Teria sido um enlace mais feliz com um Madeira ou um tawny velho.
Em conclusão, uma bela jornada digna da comemoração do 2º aniversário do Assinatura. Obrigado Henrique Mouro, parabens e felicidades para a continuação do projecto!

Sem comentários:

Enviar um comentário