domingo, 16 de setembro de 2012

Rescaldo da ida ao Norte (I)

A 1ª etapa desta incursão no Norte foi em Guimarães, Capital da Cultura 2012. Esta cidade, que não visitava há uns anos, está um brinco. Não querendo armar-me em guia turístico, recomendo, no entanto, que se visite o Paço dos Duques de Bragança, os jardins do Palácio de Vila Flor, o Parque da Cidade, a Plataforma das Artes (essencialmente para quem aprecie arte africana), o Bairro dos Couros e a Ilha do Sabão (praticamente desconhecidos, até pela gente da terra), o centro histórico (onde se pode poisar numa das esplanadas da Praça da Oliveira ou do Largo de São Tiago) e, ainda, o Parque da Penha, onde se chega de teleférico.
Quanto a restaurantes apenas tive a ocasião de conhecer o Histórico, Prós e Contras e Rolhas & Rótulos (este é mais wine bar). Pelo que constatei, em relação ao serviço de vinhos, esta cidade ainda tem muito para evoluir, não chegando a cumprir os mínimos nalguns destes espaços que, à partida,  seriam dos melhores. Imagino o que se passará nos mais modestos.
Começo pelo Histórico by Papaboa (Rua de Val Donas), instalado num palacete do século XVII e com um fabuloso pátio esplanada interior. Só pelo espaço este restaurante merece uma visita (tem uma série de salas e uma loja de vinhos com algumas raridades e velharias). O interior é confortável, com uma televisão ligada, embora sem som, mas que considero de mau gosto para aquele espaço algo requintado.
A aposta forte da casa é nos petiscos em doses generosas para partilhar. Comemos salada de migas de bacalhau, pataniscas do mesmo, gambas panadas (aldrabadas, digo eu) e alheira com grelos. Chegou e sobrou.
Quanto à lista de vinhos, tem algumas boas sugestões a preços acessíveis, mas sem anos de colheita. Os tintos são servidos à temperatura ambiente e a copo só o vinho da casa. Ó senhores da ViniPortugal, não podem dar uma mãozinha aqui? Bem precisam!
Bebeu-se o branco Adega Vila Real Reserva 2011, um vinho fresco e frutado, com alguma consistência dada pelo estágio em madeira. Uma aposta sempre segura.

Sem comentários:

Enviar um comentário