terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Curtas

Curtas são, para mim, pequenos e breves apontamentos que, por si só, não têm a dimensão de uma crónica normal.
1.Porto e Douro Wine Show 2012
Estive neste evento patrocinado pelo IVDP, que decorreu no Convento do Beato nas tardes de 30 de Novembro e 1 de Dezembro. Poucos produtores presentes e nenhum peso pesado. Quanto ao Vinho do Porto, quase não se vislumbrou. Mesmo os enófilos, pelo menos na 6ª feira, não acorreram. Qualquer semelhança entre este evento e o EVS da RV, é pura coincidência. Mas provaram-se umas boas pingas, tendo ficado na memória, por ordem da prova: Vallegre Reserva Especial 09, Qtª das Brolhas Grande Escolha 07, Portal Grande Reserva 07, Qtª da Fronteira Grande Escolha 09, Qtª D:Basília Old Vines 09 (Super Premium), idem 08 (Premium), Qtª da Foz 07, Alta Pontuação 10, Qtª dos Murças Reserva 09, Qtª Sequeira Grande Reserva 08 e Vista Alegre 40 Anos.
2.Fugas
Separata do Público, editada em 1 de Dezenbro, em parceria com a Revista de Vinhos. É de leitura obrigatória, mas:
a) Sobre o Moscatel Superior da JMF, escreve o Miguel Esteves Cardoso (MEC) que é um sacrilégio comer qualquer coisa e "Também é uma estupidez refrescá-lo". Olhe que não, MEC, olhe que não!
b) Grandes vinhos por detrás de 20 grandes marcas, escolha de Luis Lopes, director da RV.
A selecção recaiu sobre 15 vinhos de mesa/consumo e 5 fortificados, sendo destes últimos três Vintage, um tawny de idade (20 Anos) e o Moscatel Roxo da JMF (também de 20 Anos). E Madeiras? A escolha foi zero! De propósito ou por esquecimento? Qualquer que seja a justificação, é injustificável!
Quanto aos preços a que se podem adquirir, referir o preço de 120 € para o Barca Velha 2004, é um autêntico dislate. Na Garrafeira Nacional custa 300 €, por exemplo...
3.Ainda o Fugas
Para amenizar esta crónica, valha-nos o espírito de humor do João Paulo Martins. Numa das perguntas  do seu habitual "Quizz", "O nome Ramisco refere-se a:", o JPM escreveu como uma das respostas que seria "Uma bebida consumida por rameiras". O JPM no seu melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário