quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

"Leitoando" em Lisboa

Para quem goste do chamado leitão à Bairrada e não possa ou não queira ir à Mealhada, sugiro 2 boas alternativas em Lisboa.
1.Servejaria
O título desta crónica foi inspirado na Servejaria (fica na Praça dos Restauradores, no lado oposto à Loja do Cidadão), em cujas toalhas de papel se pode ler "Eu leitão, Tu leitoas, Ele leitoa". Também referem, como produto principal, "Leitão da Bairrada assado no nosso forno a lenha". As toalhas são de papel, mas os guardanapos de pano (não joga a gota com a perdigota).
Este simpático espaço de restauração, para além da esplanada, desenvolve-se em 3 salas ensolaradas, aposta forte no leitão, mas também nos petiscos (são 14, o que é uma excelente oferta) e nos bifes, embora a preços nada meigos. Fiquei-me pelo caldo verde e uma sandes de bom leitão, servido em quantidade generosa, acompanhada por batatas fritas às rodelas.
A carta de vinhos oferece 5 espumantes, 2 champanhes, 14 brancos, 15 tintos e 1 rosé, com uma ou outra sugestão interessante, mas a maioria sem imaginação, a preços em geral acima da média. A copo apenas 1 branco e 1 tinto (versões colheita e reserva), o que é manifestamente insuficiente. Optei por beber uma cerveja Bohemia, escolhida entre 12 alternativas. Serviço correcto, mas distante.
Um senão: televisão acesa, embora sem som. Perfeitamente dispensável!
2.Tasca República
A Tasca República, já aqui referida em 4/3/2012, tem sempre às quintas feiras um excelente leitão estaladiço e deveras saboroso, que mete num chinelo a maioria dos leitões servidos na Bairrada. O menú completo custa 12,50 € e inclui couvert, sopa, sobremesa e café, um bom preço para a qualidade dos produtos servidos. O leitão é confecionado em fornos existentes em Setúbal e pode ser encomendado, passe a publicidade (ligar para o senhor Hélio, 933782440, da parte de Francisco Completo, o dono da Tasca).
Acompanhou o leitão o espumante Palavrar, sem qualquer indicação de origem ou de ano de colheita. Apenas refere que foi engarrafado, em Anadia, para a empresa Ampulheta Mágica. É um espumante barato, mas muito fresco, frutado, com bolha fina e muito agradável na boca. É gastronómico: vai muito bem com aperitivos mas, também, como foi o caso, fez boa companhia ao leitão. Nota 16.
Com ou sem deputados, recomendo vivamente este espaço e a excelência do leitão.
Um senão: a sala é para fumadores, o que pode prejudicar os narizes mais sensíveis. Não havia necessidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário