quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

2012 : na hora do balanço (I)

O melhor para começar o ano de 2013 será, logicamente, o balanço do ano que agora chegou ao fim. Esta 1ª crónica será dedicada aos principais acontecimentos do ano, vividos por mim. Seguir-se-ão os melhores vinhos provados ao longo de 2012, os melhores espaços de restauração (acento tónico nos vinhos) e o balanço acumulado das crónicas escritas desde a criação deste blogue.
A listagem que se segue não está hierarquizada, sendo meramente cronológica:
1.Jantares vínicos organizados pela Garrafeira Néctar das Avenidas
Contabilizei 11 em que participei, mas sei que o João Quintela organizou mais alguns. No espaço de 1 ano, é obra!
a) Assinatura: Qtª das Bageiras ( crónica de 15/1), Wine & Soul (13/2), Lavradores de Feitoria (14/4), Herdade do Esporão (7/5) e Qtª dos Roques/Qtª das Maias (17/10)
b) As Colunas: Qtª do Perdigão (4/4), Campolargo (31/5), Qtª Chocapalha (22/6), Herdade dos Grous (2/11) e Casa da Passarela (5/12)
c) Tágide: Qtª Sant' Ana (14/11)
2.Jantares e almoços com Vinhos da Madeira
Organizados com a participação de um grupo muito reduzido, o nosso núcleo duríssimo, sendo de destacar com inteira justiça o nosso amigo madeirense Adelino de Sousa. Estes eventos decorreram todos na Enoteca de Belém (ver crónicas de 1/3, 6/6 e 29/11).
3.Peixe em Lisboa
Um acontecimento já consagrado que decorreu no Pátio da Galé (ver crónicas de 16 e 20/4), onde se pode estar, quase em simultâneo, em meia dúzia de restaurantes de referência. Imperdível!
4.Visita, provas e almoço, no âmbito da blogosfera, em:
a) João Portugal Ramos (ver 3/6)
b) Qtª do Crasto (ver 2 e 3/10)
Simplesmente memoráveis!
5.O 2º aniversário do Restaurante Assinatura
Jornada inesquecível num dos meus restaurantes preferidos, onde participei como bloguista (era o único da área dos vinhos). Foi um privilégio! (ver crónicas de 1 e 2/7).
6.Visita à Margarida Cabaço, provas e almoço no São Rosas
Fomos recebidos por uma grande senhora do mundo do vinho e gastronomia (ver crónica de 3/7). Grande jornada!
7.Encontro do Vinho e Sabores (EVS 2012)
Reitero o que afirmei no ano passado: "Organizado pela Revista de Vinhos, é anualmente a grande ocasião para se provar vinhos nacionais e não só, reencontrar produtores e enólogos ou simples amigos e conhecidos" (ver crónica de 13/11).

Sem comentários:

Enviar um comentário