segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Almoço com Vinhos da Madeira (7ª sessão)

Mais uma grande sessão com este grupo de privilegiados amantes de Vinhos da Madeira, que voltou ao espaço da Enoteca de Belém. Gastronomia e serviço de vinhos à altura, com nos habituaram.
Foram provados 2 no início do evento e mais 2 a encerrar, a que se somam a bebida de boas vindas, o espumante Qtª do Rol lote 09 (o rótulo referia ser rosé, mas a garrafa que me foi servida não o era!?), simpática oferta da casa e 4 tintos de 2007.
Desfilaram:
.Blandy Terrantez 77, engarrafado em 2004 (trazido por mim) - frutos secos, notas de caril, iodo e brandy, acidez muito equilibrada, estrutura impressionante, final muito longo; elegante e harmonioso. A Madeira no seu melhor. Merece todos os prémios Excelência. Nota 19.
.Artur Barros e Sousa Verdelho 84, engarrafado em 1997 (levado pelo Alfredo Penetra) - um bom Verdelho, mas que se eclipsou ao ser provado ao lado do Terrantez. Se provado a solo teria outro impacto. Mesmo assim, nota 17,5+.
Estes primeiros vinhos acompanharam-se com uma entrada de requeijão, rúcula e vinagre balsâmico.
.Cossart Gordon Bual 58, sem data de engarrafamento (da garrafeira do Adelino de Sousa) - vinagrinho acentuado, boca de arrasar e final muito longo; um vinho raro, prejudicado por se mostrar demasiado turvo. Nota 18.
.Blandy Malvasia 85, engarrafado em 2009 (contributo do José Rosa) - frutos secos, presença de citrinos, vinagrinho, boca poderosa e boa persistência. Uma excelente surpresa. Nota 18,5+.
Estes últimos foram acompanhados por bolo da Madeira, penacota de maracujá, queijo e fruta.
Foram 4 os tintos de 2007: Qtª do Vesúvio (do Juca), a revelar-se o mais interessante, logo seguido do Qtª do Crasto Vinhas Velhas (Modesto), a portar-se sempre bem, Campolargo Termeão Pássaro Vermelho (João Quintela), um bom exemplar da Bairrada moderna e o Chryseia (José Rosa), o menos entusiasmante. Os tintos acompanharam um bacalhau fresco com couve chinesa, com o qual a ligação, em meu entender, não foi muito feliz, e um lombo de porco com cogumelos , uma maridagem mais pacífica.
Resumindo, mais uma grande e inesquecível sessão de convívio, com grandes vinhos da Madeira. Obrigado a todos os intervenientes!

2 comentários: