domingo, 3 de março de 2013

À volta do sushi alentejano

No espaço de 2 dias sairam 2 crónicas sobre o "de Castro & sushi alentejano", a 1ª na Revista do Expresso "De Castro rendeu-se ao Sushi", assinado pela Paula Cosme Pinto, e a 2ª no blogue Mesa Marcada "Miguel Castro e Silva com sushi alentejano e boas carnes", da autoria do Duarte Calvão. Este restaurante renasceu, a partir de uma recente parceria do Gustus com o MCS. O conceito, dizem-me, é do chefe Eduardo Guerreiro, proprietário do 1ª Sinfonia (neste momento, em lume brando), mas que já trabalhou no Gustus. O seu a seu dono.
A minha curiosidade era grande e já lá tinha ido, algum tempo antes das referidas crónicas serem publicadas.
A oferta é enorme com 12 propostas para picar, 6 saladinhas, 18 pratos quentes, e 35 diversos combinados de sushi alentejano e tradicional (2, 4 e 8 peças). Há também menús de degustação, o que foi a minha escolha. Por 32 €, este menú para 2 pessoas oferece 8 peças de sushi alentejano (4 variedades a dobrar), iscas de bacalhau, ovos mexidos com pão frito e carrilheira de porco em vinho tinto, tudo francamente bem elaborado. No entanto e quanto ao sushi propriamente dito, há 2 muito bem conseguidos (bacalhau à Braz e sardinha de escabeche) e 2 cujo paladar não está evidente (cavala fumada e pezinhos de coentrada).
Falta dizer que as salas são confortáveis, embora a música de fundo pudesse estar mais baixa. Serviço profissional e competente.
Quanto a vinhos, a lista é curta, pouco ambiciosa, mas está toda datada. A copo pode escolher-se entre 1 espumante, 3 brancos, 3 tintos e 1 rosé, tudo a preços deveras acessíveis. Optei pelo branco Cassa 10 (frutado e descomplicado, cumpre a sua função; nota 15,5) e pelo tinto Cassa 07 (muito concentrado, alguma estrutura e bom final de boca; uma boa surpresa; nota 17).
A concluir, este espaço reformulado está bem entregue ao Gonçalo Ribeiro, responsável pelos tachos e genro do MCS, e ao Nuno Henriques que pontifica na sala e sabe dar conselhos ajustados. Recomendo e tenciono voltar.

1 comentário:

  1. Obrigado Francisco Cunha :) informo que a Primeira Sinfonia irá reabrir depois de uns tempos encerrado por motivos de saúde...venha daí provar a comida caseira do Ti Eddys e o Mê Sushi claro:)Abraço

    ResponderEliminar