quarta-feira, 24 de abril de 2013

Visita à Qtª Chocapalha

Pela mão do João Quintela (Garrafeira Néctar das Avenidas), fomos visitar a Qtª Chocapalha, onde almoçámos e provámos uma série de vinhos, debaixo da orientação da Sandra Tavares da Silva, filha dos donos e responsável pela enologia. Os pais, coadjuvados pela irmã, são uns anfitriães de se lhes tirar o chapéu. Eficiência e simpatia a jorros!
A visita iniciou-se com uma prova de amostras de casco, 2 de Syrah e 2 de Touriga Nacional (colheitas de 2011 e 2012), que ainda estagiam em barricas novas de carvalho francês. A TN, mais impressionante do que a Syrah, irá dar uns CH de grande qualidade, presumo.
Seguiu-se uma vertical de Arinto 09, 10 e 11, a acompanhar umas tapas de queijos e enchidos. O 09 foi o mais consistente, mas gostei sinceramente do 10 (pouco apreciado por quem provava perto de mim), a apresentar um perfil um pouco diferente e casando muito bem com entradas menos leves. Mas, para mim, o melhor Arinto ainda estava para vir. O 2008 apareceu já no final do repasto, ainda muito fresco e mineral. A casta Arinto, tal como a Alvarinho, precisa de uns anitos para se mostrar em toda a sua plenitude.
O almoço, uma feijoada à transmontana de respeito, começou com os tintos Qtª Chocapalha 09 e o Cabernet Sauvignon 10, não muito complexos, mas a cumprirem bem a sua função.
Seguiram-se 3 vinhos, estes já um caso mais sério:
.Chocapalha Vinha Mãe 09 - com base nas castas TN e Syrah, fermentou em lagares e  estagiou 22 meses em barricas de carvalho francês; mais complexo, com mais fruta e mais acidez do que os 2 anteriores, mostrou taninos civilizados, estrutura e bom final de boca. A beber nos próximos 5/6 anos. Nota 17,5.
.Chocapalha 03 - a partir das castas TN e Tinta Roriz, também fermentou em lagares e estagiou 18 meses em barricas de carvalho francês; especiado, notas de couro e tabaco, belíssima acidez, grande frescura apesar do ano, equilibrado e elegante, taninos amaciados e final longo. Em forma mais 3/4 anos. A grande surpresa do repasto. Nota 18.
.CH by Chocapalha 09 (homenagem da Sandra à mãe) - 100 % TN de vinhas velhas, notas florais, acentuadamente fresco, elegante e equilibrado, boa estrutura e final de boca; ainda muito novo, precisa de tempo de garrafa para se mostrar plenamente; beber daqui a 6/7 anos. Nota 17,5+.
Grande jornada. Parabéns aos anfitriães e à organização.

Sem comentários:

Enviar um comentário