terça-feira, 7 de maio de 2013

Curtas (VII)

1.Hotel Avenue
Já conhecia o Bar/Enoteca deste simpático Hotel. Essa visita deu origem à crónica "Petiscos em Lisboa (VIII)", publicada em 4/11/2012. Desta vez abanquei no restaurante principal. É um espaço acolhedor e luminoso, mesas bem aparelhadas, ementa com uma selecção de petiscos muito interessante, quantidades generosas e preços simpáticos. A responsável pelos tachos é a Marlene Vieira, u dos valores seguros da nova geração de chefes.
A oferta de vinho a copo é francamente boa, embora os preços não sejam muito amigáveis. Escolhi o branco Altas Quintas Crescendo 2011, fresco, frutado e consistente, acompanhou bem a petiscaria. Nota 16,5.
2.Restaurante O Crôa
Fica na Praia Grande e é um óptimo local para se poder comer peixe grelhado a um preço acessível (muito mais barato do que o seu vizinho Nortada). Mas a ementa não se resume ao peixe grelhado. Quando lá fui recentemente, vi passar (e cheirar) uma travessa com favas e outra com uma feijoada.
Além de uma esplanada bem situada, da sala também se avista o mar, o que é uma mais valia. Mais ainda, para um restaurante modesto, O Crôa tem um serviço de vinhos que deveras me surpreendeu, pois o vinho foi-me dado a provar. Escolhi uma meia garrafa de Prova Régia 2010, um valor sempre seguro, que se mostrou frutado, com algumas notas tropicais, fresco e mineral. Acompanhou bem umas ameijoas e a dourada grelhada. Nota 16.
3.Hill's Bottled
Abriu recentemente na Elias Garcia,93 um belo espaço garrafeira/gourmet/loja de "trapos", um 3 em 1, deveras original. A componente garrafeira ainda está em construção, pois o respectivo portefólio não contempla um único fortificado Madeira ou Moscatel. A Bairrada é quase inexistente e a casta Alvarinho está representada pelas segundas linhas. Segundo me afirmaram é intenção dos donos organizarem provas de vinhos com regularidade. Aguardemos, então...
4.Meson de Tapas
Depois de ter desancado este espaço (ver "Meson de Tapas do ECI : esperar é preciso!", publicada em 3/4/2013, passando por lá ocasionalmente, agradou-me ter visto um cartaz que referia a Happy Hour (das 16h às 20h), altura em que se pode beber um copo do branco Qtª da Garrida Reserva 2011 ou do tinto 2008, acompanhado por 1 tapa à escolha. E tudo isto apenas por 2,90 €! Não é barato, é baratíssimo!

1 comentário:

  1. estive hoje na hill's, numa prova... o ambiente da prova é bem simpático. já melhoraram alguma coisa quanto a alvarinhos. da bairrada é que só vi 1 referência.

    ResponderEliminar