domingo, 28 de julho de 2013

Vinhos em família (XLV)

Em pleno verão, onde é normal beber-se mais brancos do que tintos, esta crónica contempla 4 tintos e apenas 1 branco. Uma contradição, mas apenas aparente. Provei mais de 1 garrafa do Soalheiro Alvarinho 2012, que não refiro por já o ter mencionado numa crónica anterior. Não vale a pena repetir-me.
Também, ao contrário do habitual, nem todos os vinhos vieram da minha garrafeira e nem todos foram provados exclusivamente com a família. Excepções para confirmar a regra.
.Arinto by Qtª Chocapalha 08 (comprado na Qtª) - acidez impressionante, sem uma ponta de oxidação a acusar a idade, mineral, fresco e elegante; em forma mais 4/5 anos; acompanha bem marisco, saladas e entradas não muito pesadas. Nota 17.
.Duas Quintas Reserva 07 (levado por mim e bebido com amigos no restaurante da Ordem dos Engenheiros) - frutos vermelhos, notas florais, acidez equilibrada, especiado, taninos civilizados, boa arquictetura e final de boca, harmonia total. Aguenta bem mais 4/5 anos. Nota 17,5.
.Adega Vila Real Reserva 2010 (bebido na simpática Taverna do Trovador, S. Pedro de Sintra) - frutado, alguma acidez, corpo e final medianos; fica a milhas do Grande Reserva; medalhas em excesso para a qualidade mostrada (2 de prata, 2 de bronze e, ainda, um selo indicativo de 87 pontos atribuídos pela Wine Spectator). Consumo imediato. Nota 15.
.Travessa da Ermida Reserva 2010 (oferecido pela Enoteca de Belém) - vinho regional da Península de Setúbal, produzido e engarrafado pela Herdade do Portocarro (José Mota Capitão) para a Enoteca; frutado, boa acidez a dar-lhe vida, alguma adstringência, média estrutura, bom final de boca; a consumir jovem (próximos 2/3 anos). Nota 16,5.
.Lokal Calcário 05 - produzido e criado pela Filipa Pato, é um Vinho Regional Beiras (apesar de ser um extreme de Baga, o que me leva a pensar que, se calhar, também se zangou com a CVR Bairrada) - acidez q.b. mas pouco elegante, madeira ainda presente, algo rústico e desequilibrado, estrutura e bom final de boca; algum excesso de sulfuroso (?), que atenua agitando o copo. Esperar mais 2/3 anos para ver como vai evoluir. Nota 16.

Sem comentários:

Enviar um comentário