segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cartão amarelo à CVR Dão

A Revista de Vinhos e alguns orgãos de comunicação social, publicaram um anúncio de página inteira, com o destaque "Dão à Prova", referindo "De 6 a 22 de Setembro, prove excelentes vinhos do Dão a copo por um preço especial. (...) Saiba mais em www.cvrdao.pt". Na lista de restaurantes aderentes, em Lisboa, aparecem Assinatura, Aviz, Can the Can, Cantina da Estrela, Casa da Dízima, Clara Jardim, Faz Figura, Jockey Club, La Paparrucha, Petra Rio, Sessenta, Varanda de Lisboa, Tagide, Volver by Chacall, Associação Naval de Lisboa e Viva Lisboa.
Uma boa ideia a explorar, partindo do princípio que a escolha da CVRDão tinha sido criteriosa e optado por espaços de restauração de referência ou conhecidos por terem um bom serviço de vinhos, embora tivesse estranhado a inclusão do Can the Can, ao qual eu já lhe atribuira um cartão amarelo no serviço de vinhos (ver "O novo Terreiro do Paço revisitado", crónica publicada em7/10/2012). Mas, apesar das minhas reticências, resolvi comprovar essa situação, partindo do princípio que o restaurante, ao ser um dos seleccionados, se comportaria de modo a merecê-lo.
Puro engano, as deficiências por mim apontadas continuam na mesma.
Dos 3 vinhos do Dão à prova, mandei vir:
.Qtª do Perdigão Encruzado 2012 - limonado, notas florais, fresco, madeira ainda presente a pedir tempo de garrafa, volume e bom final de boca. Nota 17.
.Casa da Passarela Oenólogo Vinhas Velhas 2009 - nem o cheguei a provar pois, apesar da minha recomendação prévia, o vinho vinha à temperatura ambiente, ou seja, quente! Mandei-o de volta e continuei com o branco.
De lamentar, ainda, que os copos já vêm servidos, sem direito a vislumbrar a garrafa, o que pode possibilitar que seja servido gato por lebre. O serviço é, de um modo geral lento, descoordenado e atrapalhado.
Como nem tudo são desgraças, os copos são muito aceitáveis e o preço (3 €) é de aplaudir.
Finalmente, atribuição de cartões:
.Amarelo à CVRDão, por não ter sido rigorosa na selecção dos restaurantes
.Vermelho ao Can the Can, por acumulação
Tenciono experimentar mais um ou outro restaurante seleccionado pela CVRDão, esperando não ter mais desilusões.

Sem comentários:

Enviar um comentário