domingo, 8 de setembro de 2013

"Descobre", mais uma vez

Recentemente, fiz mais 2 incursões no "Descobre Restaurante Mercearia", já aqui referido anteriormente em "Petiscos em Lisboa (V)" e "Curtas (IX)", crónicas publicadas em 9/8/2012 e 5/6/2013. O Descobre é, para mim, o espaço de restauração, em Lisboa, onde se podem comer os mais variados e sofisticados petiscos. E também, onde o cliente pode beber vinho, a copo ou à garrafa, sem correr o risco de ser espoliado, como, lamentavelmente, acontece em muitos restaurantes. Basta ir à sala do lado (à mercearia), escolher uma garrafa e levá-la para a mesa. No fim, paga a garrafa ao preço da prateleira (com 13 % de IVA, se for vinho de mesa/consumo) acrescido de 20 % da taxa de rolha (com 23 % de IVA).
Nestas últimas visitas, bebeu-se à garrafa:
.Munda Encruzado 2010 (paguei 13,90 + 2,78 €) - enologia do Francisco Olazabal; aroma intenso, limonado, acidez bem presente, fresco e mineral, alguma gordura, volume de boca e final longo; muito gastronómico, acompanhou bem toda a refeição. Nota 17,5+.
.Esporão Reserva 2011 branco (paguei 14,50 + 2,90) - não houve ocasião para tomar notas de prova, mas também acompanhou bem todo o repasto. Nota 16,5.
Os vinhos foram dados a provar e servidos em bons copos. De referir que que os 30 vinhos que podem ser degustados a copo, são servidos em recipiente marcado com 15 cl, em vez de o serem a olho.
Para se fazer uma ideia do que se come por aqui, nestas 2 visitas optámos por:
.descobre os nossos camarões
.pica de lulinhas
.pica de polvo em Vinho do Porto
.pica de mexilhões em escabeche e em vinagreta
.pica de pato com laranja
.espetadinha de lombo à Madeirense
.filetes de sarda com ervas
.acompanhamentos diversos (abóbora com suas sementes, beterraba com maçã, batata doce salteada com sésamo, legumes grelhados e batata doce assada)
.sobremesas (doce de ovos com sorvet de limão, mousse de abacate e lima)
A fechar, a única crítica que faço e já fiz em crónica anterior, é quanto ao preço do couver para 1 ou 2 pessoas (5,80 €). No entanto, se forem mais convivas, o preço dilui-se, como foi o caso destas últimas visitas (ficou por 1,90 por cabeça).
De qualquer modo, é um espaço que gosto muito e recomendo vivamente aos enófilos e gastrónomos.

Sem comentários:

Enviar um comentário