quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Vinhos do Alentejo

A íltima edição deste evento, que envolveu cerca de 70 produtores de vinhos alentejanos, teve lugar na tenda do CCB. Pareceu-me que a organização do evento melhorou claramente, se comparada com anos anteriores. Fui na tarde de 6ª feira e, como levava copo comigo, pouco esperei para entrar. Como é compreensível, limitei-me a provar 2 dezenas de vinhos, ou seja, uma ínfima parte do que lá estava.
 De qualquer modo, vale a pena registar o que mais me impressionou (esclareço que só provei tintos).
Em primeiro lugar, alguns vinhos já com alguns anos em cima, a desmentirem que os alentejanos não envelhecem da melhor maneira. Icon d' Azamor 2004, Monte dos Cabaços Reserva 2005 e Monte da Penha Grande Reserva 2005, ainda com alguns anos à sua frente, foram uma boa surpresa.
Em segundo, os vinhos mais recentes que mostraram uma grande qualidade, como é o caso do Procura 2011 da Susana Esteban, Solar dos Lobos Grande Escolha 2009 (também da responsabilidade desta enóloga), Vinha do Malhô 2009 e Qtª do Mouro Rótulo Dourado 2008. Grandes vinhos!
E, logo a seguir, os clássicos Mouchão 2008, Qtª do Carmo Reserva 2009 e Esporão Reserva 2011 e, ainda, a novidade Grou Family Collection 2009, este com um preço de prateleira a roçar a loucura, como se vivessemos numa época de vacas gordas.


4 comentários:

  1. ainda menos provei... destaco o baron de b. 2005, e um branco de sao lourenço do barrocal...

    ResponderEliminar
  2. Qual é o preço do Grou FC ? fiquei curioso :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros João Pedro Carvalho e anónimo (não pode descodificar?),
      Como estive apenas 2 horas, não podia provar muito mais, embora tivesse provado outros vinhos que não identifiquei na crónica. Admito que tivesse ficado pelos valores seguros. Se ainda tivesse as CAV, seguiria outra metodologia. Quanto ao preço do Grou, não tomei nota, mas retive o patamar dos 60/70 €.

      Eliminar
  3. Francisco,
    De tantos produtores e vinhos que havia por lá parece que foi aos valores seguros. E o resto? Não se atreveu a provar? E qual o preço do Grou FC09?

    ResponderEliminar