quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

2013 : na hora do balanço (II)

Eventos eleitos, entre os diversos jantares, provas, encontros, etc, em que participei no decorrer de 2013 (por ordem cronológica):

.Jantares vínicos organizados pela Garrafeira Néctar das Avenidas
Esta Garrafeira, cujo principal animador é o João Quintela, veio ocupar (e muito bem) o vazio deixado pelas Coisas do Arco do Vinho. De destacar, com nota muito alta, o último jantar de 2013, com a Sandra e o Jorge, no decorrer do qual fomos (o Juca e eu) homenageados (ver crónica "Jantar Sandra T. Silva / Jorge S. Borges e o regresso às origens", publicada em 5/12/2013. Para quando uma reportagem, mais que merecida, da Revista de Vinhos?
Para memória futura, participei:
.O Colunas - Poeira
.Assinatura - Luis Pato
.Guarda Real - Qtª da Sequeira, Casa da Passarela e Celso Pereira
.Casa da Dízima - Soalheiro
.Ordem dos Engenheiros - Casa de Santar
.A Commenda - Sandra T. Silva e Jorge S. Borges
A registar, ainda, uma visita à Qtª Chocapalha, com provas e almoço.

.Sessões com Vinhos da Madeira (V M)
Participei com o núcleo duríssimo dos V M, cujo principal animador é o nosso amigo madeirense Adelino de Sousa, em 5 almoços, no decorer dos quais, além de espumantes e vinhos brancos e tintos, provaram-se/beberam-se 18 Madeiras, 4 Portos e 1 Moscatel, todos de gama alta.
Estes eventos desenrolaram-se na Enoteca de Belém (2) e nas casas do Adelino, Modesto e Juca. De registar que em casa do Adelino todos os vinhos eram da sua garrafeira (ver "Almoço com Vinhos da Madeira (8ª sessão) : uma jornada vínica inesquecível" , crónica publicada em 16/4/2013) e que, um dos almoços, ocorridos na Enoteca, foi oferta do José Rosa e teve, como convidado especial, o Jorge S. Borges.

.Peixe em Lisboa
À semelhança de anos anteriores, voltei a participar neste curioso e imperdível evento. Em 2 visitas tive a oportunidade de degustar iguarias de 5 restaurantes:
.Assinatura, Nobre, Gspot, Tasca da Esquina e Cantinho do Avillez.

.Eventos extensivos ou dedicados à Blogosfera
Em grande destaque, selecciono:
.O jantar de apresentação dos vinhos do João Portugal Ramos e do José Maria Soares Franco, que decorreu no Feitoria, restaurante do Altis Belém, e foi dedicado à comunicação social e à Blogosfera (ver "Os vinhos do João e os vinhos do José", crónica publicada em 2/5/2013.
.Uma nova visita à J.M.F, com prova de vinhos e almoço, exclusivamente dedicada aos bloguistas e afins (ver crónica "Evento Wine Bloggers na José Maria da Fonseca - versão 2013", publicada em 19/11/2013.
De referir, ainda, embora noutro patamar, as visitas com provas e almoço à Adega Mãe e à Qtª do Gradil.

.Encontro Vinhos e Sabores (EVS) 2013
Foi, mais uma vez, o grande acontecimento vínico do ano. É sempre uma oportunidade de, para além das provas de dezenas de vinhos, reencontrar amigos, produtores ou seus representantes, enólogos e antigos clientes.
De registar, ainda os seguintes encontros (por ordem cronológica):
.Vinhos do Alentejo no CCB
.Wine Ladies no Altis Belém
.Decante no Ritz
.Heritage Wines no CCB
.Herdade das Servas no Chafariz do Vinho





Sem comentários:

Enviar um comentário