quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

2013 : na hora do balanço (VI)

A crónica de hoje é dedicada aos espaços de restauração (restaurantes e bares de vinhos) eleitos, dentro das dezenas que frequentei ao longo do ano 2013. Alguns deles foram cenário de jantares vínicos ou de almoços com grupos de prova. A selecção, por ordem alfabética, foi feita, em primeiro lugar, pela qualidade da componente vínica (serviço, temperaturas, copos, carta de vinhos e oferta a copo), não esquecendo a componente gastronómica, o atendimento e o ambiente.
.Assinatura
.Casa da Dízima
.Chefe Cordeiro
.Corte Inglês (restaurante principal)
.Descobre
.Enoteca de Belém
.Feitoria (Altis Belém)
.Jacinto
.Manjar do Marquês
.Sabores d' Itália
Não estão neste top 10, mas podiam estar: A Commenda, Aura, Guarda Real e Rubro Avenida.
Seria interessante saber quais os espaços de restauração, desta lista, agraciados com um diploma de qualidade, atribuído pela ViniPortugal, mas não tenho informação disponível.
Há alguém que possa ajudar? 

6 comentários:

  1. Solar dos Pintor
    Umai
    Sem Dúvida
    Chefe Cordeiro
    Oito Dezoito
    Via Graça
    Café Correia, Vila do Bispo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Umai é um dos meus preferidos mas, lamentavelmente, não o visitei em 2013. O Sem Dúvida também poderia ter constado no meu top. O Oito Dezoito está, para mim, uns furos abaixo. Fiquei curioso com a referência ao Solar dos Pintor, que desconheço. Onde fica?

      Eliminar
  2. O oito dezoito provavelmente seria o nº 7 da lista. Não se trata de um top ten, porque pouco mais pude jantar fora em 2013. Quanto ao Solar dos Pintor, fica numa aldeia ali a Nordeste de Loures, julgo "Manjoeira". Cozinha tradicional, ambiente muito, muito familiar e uma sala forrada a garrafas para escolhermos ou comprar e levar. O vinho vendido para acompanhar a refeição sai praticamente ao preço de garrafeira normal. Deixo link: http://www.etudoovinholevou.com/solar-dos-pintor-qta-de-s-sebastiao-gde-escolha-2008/

    ResponderEliminar