domingo, 12 de janeiro de 2014

Cogumelos em Lisboa

Depois da incursão nos mexilhões, agora é a vez dos cogumelos. O restaurante em causa, "Santa Clara dos Cogumelos" (no 1º andar do antigo mercado) parece-me ser o único espaço em Lisboa que se dedica, quase em exclusivo, aos ditos cogumelos. Apostou nos jantares e apenas ao Sábado é possivel almoçar, paredes meias com a confusão da Feira da Ladra. Ambiente informal, mesas despojadas e, infelizmente, guardanapos de papel.
A ementa apresenta-nos uma dúzia de propostas com base em cogumelos, sejam petiscos, entradas ou pratos. Optei por creme de cogumelos (5 €), ovos mexidos com cogumelos (6), chevre com chutney de cogumelos (7), shitake à Bulhão Pato (7,50) e Mistério de Santa Clara (5,50), uma sobremesa composta por mousse de pera, gelado com crocante de Boletos Edulis e geleia de limão, em doses para partilhar com outra pessoa. Tudo o que veio para a mesa, mostrou grande qualidade, para além da concepção e apresentação dos pratos. A excepção foi o prato com o chevre que abafou completamente o gosto do cogumelo. À reflexão do chefe.
Quanto a vinhos, a lista é curta, mas está tudo datado, pormenor em que muitos restaurantes falham. A copo, só o da casa, que foi a minha escolha:
Opta 2012 branco (produzido pela Soc. Agr. Boas Quintas, do enólogo Nuno Cancella de Abreu) - muito frutado e fresco, algum volume de boca, gastronómico, acompanhou bem toda a refeição. Boa relação preço (3 €)/qualidade.  Nota 15,5+. O serviço esteve á altura e os copos para  os brancos são aceitáveis. Não testei o serviço dos tintos, mas os copos  pareceram-me melhores.
Como balanço final, fiz uma grande refeição, tenciono voltar e recomendo vivamente. Este restaurante poderia ser uma das grandes referências em Lisboa e de visita obrigatória, caso houvesse mais ambição (localização e horário mais favorável, toalhas e guardanapos de pano, etc). Mesmo assim, nota alta!

Sem comentários:

Enviar um comentário