terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Curtas (XXI)

1.Novos espaços vínicos
Novos espaços com uma componenete de vinhos têm nascido, em Lisboa, como cogumelos, sejam garrafeiras, lojas gourmet ou bares de vinho. Que eu tivesse dado conta, abriram no decorrer de 2013, ainda não mencionados neste blogue:
.Garrafeiras
Wines 9297 (R. Prof. Simões Raposo,9 em Telheiras no antigo espaço da Wine & Flavours (?) e Estado d' Alma (R. João Oliveira Miguéns,3 em Alcântara), esta última já visitada por mim.
À atenção do João Paulo Martins.
.Lojas Gourmet
Feito no Céu (R. da Prata,195) e Sisters Gourmet (R. da Madalena,80)
.Wine Bares
Vintage Goumet (R. da Horta Seca,1 à Praça Luis de Camões) e Vestigius (entre a estação do Cais do Sodré e o rio).
2.Restaurante Espaço Açores
Para aqueles que conhecem e queiram recordar a cozinha açoriana ou aqueles que ainda não a conhecem, recomendo o Espaço Açores (Largo da Boa Hora, Ajuda), aberto há uma série de anos e que nunca fecha.
Às quintas feiras servem um bufete, com umas tantas e saborosas especialidades regionais. Em visita recente, serviram couver (queijo da ilha e manteiga açoriana com ervas), favas com enchidos, batata com pimenta da terra, inhame e ananás, sopa de peixe da Ilha da Graciosa, atum com batata doce, polvo guizado em pão de milho, torresmos com feijão, alcatra à Terceirense e 4 sobremesas. Saí de lá almoçado e já jantado! Com excepção do atum, demasiado seco para o meu gosto, estava tudo no ponto.
Só é pena que o sector vínico não esteja à altura da gastronomia. Devidamente autorizado, levei comigo uma garrafa de Vallado Reserva 2007 e copos!

Sem comentários:

Enviar um comentário