quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Curtas (XXII)

1.Sites e blogues de vinho mais lidos
O site "E Tudo o Vinho Levou", um colectivo de 6 responsáveis (Celma Carreira, Gonçalo Proença, João Chambel, Nuno dos Vieira, Pedro Solano e Rita Bueno Maia), que acabou de ser nomeado, pelo crítico Aníbal Coutinho, o melhor blogue português de vinhos (os meus parabéns à equipa!), publicou uma notícia sobre os 25 sites/blogues portugueses mais lidos. A fonte é, mais uma vez, a Alexa.
Transcrevo os 10 mais:
1.Revista de Vinhos
2.Rui Falcão
3.E Tudo o Vinho Levou
4.Mesa Marcada
5.Essência do Vinho
6.Enófilo Militante
7.Pingas no Copo
8.Copo de 3
9.The Wizard Apprentice (Hugo Mendes)
10.w-aníbal (Anibal Coutinho)
Confesso que não estava à espera deste óptimo posicionamento do enófilo militante. Dos que ficaram à frente deste blogue, só há 1 não profissional e, nos últimos 3 anos de contagem da Alexa, o meu blogue aparece sempre no top 10, honra que apenas os blogues "Copo de 3" e "Pingas no Copo", dois dinaussauros da blogosfera, conseguiram. É sempre um incentivo para continuar.

2.Os prémios do Mesa Marcada
A convite do blogue Mesa Marcada, cujos responsáveis são o Duarte Calvão (antigo jornalista do DN e, actualmente, organizador do "Peixe em Lisboa") e o Miguel Pires (crítico/jornalista que publicou o livro "Lisboa à Mesa"), tendo o Rui Falcão, outro dos fundadores, já abandonado o projecto, fui um dos 79 votantes, entre gastrónomos, profissionais da restauração, críticos de vinhos, etc, que contribuiram para a escolha dos 10 Restaurantes e dos 10 Chefes. Confesso, desde já, que apenas votei  num dos eleitos (o Feitoria do Altis Belém), simplesmente porque não visitei os restantes, por razões orçamentais (como sou reformado da função pública, tenho vindo a ser espoliado já há algum tempo e, daí, ainda não ter conseguido usufruir da cozinha do Belcanto e outros restaurantes estrelados) . Os meus votos foram para restaurantes e chefes alternativos (Assinatura, Casa da Dízima, Manjar do Marquês, restaurante principal do Corte Inglês, Enoteca de Belém, Descobre, Chefe Cordeiro e Jacinto).
A festa decorreu no Vestigius - Wine Bar, situado entre a estação do Cais do Sodré  e o rio Tejo, com muito frio no exterior e muito calor no interior, com bons vinhos e alguns petiscos de referência e onde fui confraternizando com uns tantos participantes. Um relato pormenorizado pode ser visto/lido no blogue Mesa Marcada (há um link no meu blogue).
Este evento, para mim, estava a decorrer muito bem, até que entrou um elemento que faz parte do grupo que nos tem desgovernado e metido as mãos nos nossos bolsos. Nesse momento, por coerência e de acordo com a minha consciência, decidi retirar-me.
Que me perdoem o Duarte Calvão e o Miguel Pires, pessoas que muito prezo e que fizeram um óptimo trabalho. Só lhes peço que compreendam a minha posição.

6 comentários:

  1. Bom dia Francisco, espero que até esse momento e àparte o calor em excesso estivesse a apreciar o evento (eu não estava presente, mas sou responsável pela programação cultural do Vestigius).

    ResponderEliminar
  2. E parabéns pelo posicionamento na tabel do Alexa (sou um contribuinte regular do E Tudo o Vinho Levou, "extra -colectivo").

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Bruno. Obrigado Luis Pedroso. O evento no Vestigius estava a correr da melhor maneira, isso é indiscutível.

      Eliminar
  3. Sempre na linha da frente! Muitos parabéns, Pai!

    ResponderEliminar