domingo, 19 de janeiro de 2014

O novo Mercado Campo de Ourique

O mercado de Campo de Ourique levou uma grande volta e, neste momento, é frequentado não só pela população do bairro, como também pelos executivos que trabalham naquela zona. Está no "in"!
Este "novo" espaço tem uma oferta deveras abrangente. Ali se pode fazer uma refeição alargada e diversificada ou apenas beber um copo ou comer um petisco. Passei por lá há pouco tempo e tive a ocasião de inventariar uma dezena de bancas, onde é possível adquirir algo para comer numa das diversas mesas, colocadas no centro do mercado, para esse efeito (Petiscaria, Empadaria, Charcutaria, Chefe do Mercado, Café do Mercado, A Praça Japonesa, Garrafeira, Gelataria, Champanheria/Marisqueira e Bar do Mercado).
A ideia é simpática, com pormenores muito positivos (o serviço de recolha de lixo e a limpeza das mesas estão sempre em cima dos acontecimentos) e outros não tanto (desconforto nesta altura do ano, com correntes de ar por todo o lado, e ausência de tabuleiros para transporte dos comes e bebes, o que não faz sentido).
Nesta minha 1ª visita apontei à Petiscaria (uma antena do restaurante "2 à Esquina", que não conheço), mas não fiquei nada empolgado. Comi caldo verde, favinhas com chouriço (ambos sem graça nenhuma) e pataniscas de bacalhau (saborosas, mas difíceis de comer por ausência de talher apropriado).
Acompanhei com um copo de Herdade do Peso 2011 (4 €) - nariz inexpressivo, frutado, descomplicado, alguma rusticidade, taninos redondos, corpo médio e final curto; agradável, mas para consumo imediato. Nota 15.
Este copo foi "aviado" no Copo d' Ourique, que pertence (?) ou tem uma parceria com a Sogrape. Os vinhos, expostos numa máquina apropriada para a conservação e controlo de temperatura, são todos Douro e Alentejo, das marcas daquela empresa. Segundo informação dada no local, ainda esperam ter o Dão representado. A máquina está aferida para 12,5 cl (é pouco, senhores da Sogrape!), mas o empregado deitou mais um bocado no copo.
Nesta visita, constatei que o espaço central estava praticamente lotado e que o sexo feminino estava em maioria!
Voltarei, concerteza, para outras escolhas e experiências.

4 comentários:

  1. no mercado de campo de ourique, há um assumido monopólio sogrape. os estabelecimentos presentes nao podem ter nada fora da sogrape.

    ResponderEliminar