quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Borbulhas na Champanheria do Largo

Os militantes de vinhos com borbulhas, sejam espumantes ou champanhes, têm agora uma boa oportunidade de rumar ao Largo da Anunciada, onde abriu recentemente a Champanheria do Largo, quase em frente do clássico Solar dos Presuntos. O ambiente é simpático, as mesas afastadas umas das outras, mas despojadas e com guardanapos de papel, o que vai estando na moda, mas é uma menos valia.
A ementa, desenhada pela promissora chefe Marlene Vieira, que tem poiso no restaurante Avenue, para além do prato do dia, contempla uma série de petiscos, 9 pratos de marisco, 5 de peixe e 10 de carne.
Quanto a vinhos, o ponto forte são as borbulhas, com 6 espumantes (todos a copo) e 22 champanhes (apenas 2 a copo). Imperdoável é não contemplar nenhuma referência da imensa variedade da marca Murganheira. Ó senhores da Champanheria, acrescentem lá a Murganheira, para não ficarem mal na fotografia! Há ainda Chamgrias, Champirinhas e cocktails de champanhe. Os vinhos tranquilos são representados por 8 brancos (5 a copo) e 7 tintos (3 a copo). Os preços poderiam ser mais acessíveis.
Optei por beber, a copo, um espumante francês da Borgonha  e um tinto tranquilo:
.Veuve Ambal Rosé (4,50 €) - bolha fina, boa acidez e final de boca. Muito agradável, acompanhou a entrada, pirolitos de lula com maionese de coentrada, a fazerem lembrar os pirolitos do Gspot. Nota 16.
.Qtª Casa Amarela 2011 (5 € !?) - nariz exuberante, muito frutado, acidez equilibrada, taninos evidentes mas civilizados, apreciável volume de boca.Gastronómico aguentou-se bem com o prato do dia, um excelente robalo com açorda de camarão. Nota 16,5+.
As garrafas vieram à mesa e os vinhos dados a provar. Foram servidos, a olho, em bons copos Schott. A quantidade recomendada (13 cl), é manifestamente insuficiente, mas a pedido serviram-me mais um pouco. As temperaturas de serviço são controladas, mas a dos tintos deveria ser um pouco mais baixa. Serviço, de um modo geral, eficiente e simático.
Em conclusão, um espaço muito recomendável, com a esperança que as questões apontadas sejam corrigidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário