terça-feira, 22 de abril de 2014

Curtas (XXVIII)

1.Lateral Bistrô revisitado
Infelizmente, o ponto 1 da minha crónica "Curtas (XI)", publicada em 19/6/2013, mantém-se actualizada, isto é, os aspectos negativos não foram corrigidos. A lista de vinhos é curta, pouco imaginativa, não inclui anos de colheita e os preços não são nada simpáticos (a copo, Papa Figos a 4 € e Qtª dos Carvalhais a 4,50 €, por exemplo). Quanto ao serviço de vinhos, as garrafas vêm à mesa e dadas a provar num bom copo, mas os tintos continuam à temperatura ambiente, o que é de lamentar.
2.Mercado do CCB
Este mercado, que se realiza todos os 1º Domingos do mês, tem uma boa oferta de conservas, compotas, queijos e enchidos de qualidade. É lá que me abasteço. Imperdível!
3.DeWine
Abriu mais um espaço gourmet em Lisboa (Av. João XXI,60), que me pareceu ter uma boa oferta neste tipo de produto. Os vinhos, no entanto, estão em minoria.
4.Lisboa Restaurant Week
Mais uma edição do LRW, pouco tempo depois da última, a desenvolver-se de 24 de Abril a 4 de Maio. É a grande oportunidade de se poder almoçar ou jantar nos espaços inacessíveis no dia a dia (Eleven, Hotel Albatroz, Hotel Tivoli Sintra, Hotel Altis Rossio, entre tantos outros). Tenciono aproveitar.
5.João Paulo Martins no Convento de Cristo, em Tomar
Nada de confusões, este JPM não é o crítico da Revista de Vinhos. É, simplesmente, o arquitecto convidado para o programa Visita Guiada, que foi para o ar no passado dia 14 e que, se calhar, não percebe nada de vinhos. Este programa passa, semanalmente, na RTP2, cerca das 22h e é da responsabilidade da Paula Moura Pinheiro. Em cerca de 15/20 minutos, somos guiados a um museu ou outro local do património cultural português (Sé de Braga, Museus Machado de Castro, Grão Vasco ou Arte Antiga, por exemplo). Não cansa e sempre se aprende ou recorda qualquer coisa.
E como há vida para lá do vinho, recomendo a exposição "Os Czares e o Oriente" (ofertas da Turquia e do Irão no Kremlin de Moscovo), patente no Museu Calouste Gulbenkian até 18 de Maio.

Sem comentários:

Enviar um comentário