terça-feira, 10 de junho de 2014

Curtas (XXXI)

1.O Mundo dos Vinhos
O canal 24Kitchen (alinhamento 95) iniciou na passada 6ª feira o programa "O Mundo dos Vinhos", que se estenderá por 6 episódios, dos quais 4 gravados em Espanha e 2 em Portugal (Douro e Gaia, suponho). A responsabilidade da concepção e acompanhamento é de Joaquin Gálvez Bauzá, "expert" em degustação e mestre em viticultura, enologia e marketing de vinhos. Também produz os seus próprios vinhos, para além de assessorar umas tantas "bodegas". Não se limita a ser um teórico, é igualmente um prático que vai ao terreno.
O 1º episódio, que ainda pode ser visto por quem tenha a NOS (ex-ZON), muito didáctico, é dedicado à DO La Mancha, sendo parcialmente centrado na figura de Carlos Falcó, Marquês de Griñon. Gostei francamente. Os 5 restantes passarão sempre às 21h25 de 6ª feira.
Considero esta série imperdível!
2.Peixe fresco em Alcochete
Recomendo vivamente o restaurante "Solar do Peixe" (Largo da Misericórdia,10). Tudo fresco e a bom preço. Para acompanhar o peixe, peçam o Alvarinho da casa (engarrafado, mas sem marca), muito agradável e a fazer uma boa maridagem.
3.Almoçar no Campo Pequeno
A Brasserie é uma boa aposta. Por 12,90 € pode comer-se o Menú Executivo, com direito a couver, entrada (salada crocante) e prato (entrecôte com batatas fritas, simplesmente delicioso). Tem vinho a copo e um bom serviço.
4.Mercados
Para além do Mercado presente no CCB todos os primeiros Domingos do mês, já aqui referido, recomendo o Mercado que, mensalmente, assenta arraiais no último fim de semana (6ª feira, Sábado e Domingo), na Praça da Figueira. Pode-se comer, beber e comprar uma série de produtos (vinhos, doces, enchidos, leitão, etc).
5.Há vida para além do vinho...
Na sequência das comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril, ainda se pode visitar:
."O Nascimento de uma Democracia" (cartazes e outra documentação, em 1974/1976), na Assembleia da República, até 30 de Junho. Esta exposição pode ser complementada por uma outra, patente na Fundação Mário Soares.
."A Liberdade está no Museu" (Cartazes do João Abel Manta), no Museu da Cidade, até 30 de Setembro.



Sem comentários:

Enviar um comentário